O RELATÓRIO

De Tarcílio de Souza Barros

Divulgação

Este ano o jornalista faz 35 anos de cobertura da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, criado pelo saudoso Leon Cakoff e em continuidade por Renata de Almeida, diretora e curadora do magno evento.

Assistimos ‘O Relatório’, descrevendo que após o atentado terrorista às Torres Gêmeas (em Nova York, 11 de setembro de 2001), foi desencadeada uma onda de prisões nos Estados Unidos e em países estrangeiros contra suspeitos de serem membros ativos do Al-Qaeda, liderado então por Osama bin Laden.

Narra à ação do funcionário do Senado Daniel J. Jones, que descobre métodos de tortura ao liderar uma investigação sobre o Programa de Detenção e Interrogação da CIA.

O filme possui excelente fotografia e uma montagem eletrizante, unindo uma ação conectada à outra, dando mais veracidade e suspense, interligando passagens politicas do Senado, dos Partidos Democráticos e Republicanos, com a CIA, com o Ministério da Justiça e o Governo americano.

Cenas chocantes neste filme misto de ficção e documentário aterrorizam o espectador pela aplicação dos mais cruéis métodos de extorquir informações dos torturados com requintes de técnicas bárbaras levando os prisioneiros à loucura.

Filme, que já está com legendas em português, entrará em cartaz em breve.

Serviço:

  • Filme: O Relatório
  • Direção e roteiro de Scott Z. Burns
  • EUA – 2019 – 119 min. – Cor – Ficção
  • Avaliação: Muito bom

dgtvmidia