Cine Reserva Cultural exibe Lúcio Flávio: O Passageiro da Agonia

Reginaldo Faria viveu o criminoso Lúcio Flávio. (Foto: Reprodução)

Um dos maiores nomes do cinema latino-americano e indicado ao Oscar de Melhor Direção em 1986 por “O Beijo da Mulher Aranha”, Héctor Babenco (1946-2016) é homenageado em São Paulo com uma mostra especial no cinema Reserva Cultural.

Oito filmes do diretor são reapresentados ao público. A mostra, que foi aberta no último dia 7, com o clássico “Pixote”, termina com “Carandiru” no dia 25 de março. A ação faz parte do lançamento comercial do documentário “Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, de Bárbara Paz.

(Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira, dia 19, é a vez de Lúcio Flávio: Passageiro da Agonia — longa de 1977, que nos apresenta Reginaldo Faria na pele do assaltante de bancos cujo nome dá o título. Baseado no livro de José Louzeiro, que também co-escreveu o roteiro, o filme traz a figura do criminoso quase que como herói — numa tentativa de expor a corruptividade da polícia no início da década de 1970.

O longa nos leva para a 1960, quando surge um grupo de justiceiros que combatem crimes à margem da lei. Batizada de Esquadrão da Morte, a organização nasceu em um contexto onde vários bandidos se tornaram famosos. Entre estes, esteve Lúcio Flávio, um conhecido ladrão de bancos no Rio de Janeiro. Após ser preso algumas vezes, Lúcio Flávio deixou a capital carioca e foi para Belo Horizonte, com o objetivo de mudar de vida, no entanto, seu destino já estava traçado.

(Foto: Divulgação/Tadeu Ribeiro)

Ficha técnica:

Direção: Hector Babenco

Elenco: Reginaldo Faria, Ana Maria Magalhaes, Milton Gonçalves

Gênero: Crime, Drama

Classificação: 16 anos

Distribuição: Embrafilme

Filme exibido em 35MM

Serviço:

  • Lúcio Flávio: O Passageiro da Agonia
  • BRASIL (1977)
  • 2h 5min
  • 19/02, 20h40.
  • R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) — ingressos à venda na unidade e pelo site https://www.reservacultural.com.br/
  • Cinema Reserva Cultural
  • Avenida Paulista, 900 – Térreo Baixo
  • Metrô Brigadeiro ou Trianon Masp

dgtvmidia