Oportunidades culturais estão abertas

A editoria Arte & Agenda preparou uma lista de cursos e concursos na área cultural e artística, com inscrições abertas neste mês de junho e julho. Atenção para as datas.

– Mistério e Espanto

O Instituto Ling promove mais uma atividade especial com o educador escocês Charles Watson. A partir do dia 11 de junho, o pesquisador ministrará a masterclass on-line “Mistério e Espanto”, mostrando a relação entre altos níveis de motivação e desempenho criativo. Dividido em quatro encontros virtuais, sempre nas quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, o curso é amplamente ilustrado com textos, imagens e entrevistas sobre criatividade. Transmitidas ao vivo pela plataforma Zoom, as aulas reúnem uma intensa troca, com compartilhamento de conteúdos, ideias e reflexões, além de convidar os participantes a questionar, enviando suas perguntas por chat durante as aulas ou por e-mail ao professor.

Inscrições e valores no site www.institutoling.org.br.

– Cursos de Teatro

A Casa de Teatro de Porto Alegre criou a Casa Digital, uma plataforma onde disponibiliza cursos on-line e ao vivo.  Inscrições estão abertas para cursos, que abrangem áreas como Teatro, Cinema e TV, com profissionais extremamente capacitados, que tem amplo destaque no cenário cultural. Como o de Direção de Arte e Teatro, com Diego Steffani, dias 15, 17, 19 de junho, das 14h até 15h30min. Informações de outras aulas no site da Casa.

Informações e valores no site: https://www.casadeteatropoa.com.br/casa-digital. E-mail: contato@casadeteatropoa.com.br.

– Teatro On-line

O 1° Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, criado pela Cia Banquete Cultural, está com as inscrições abertas para artistas de teatro de todo o Brasil. O evento tem o objetivo de promover a divulgação e a valorização dos espetáculos e artistas selecionados, bem como oferecer ao público uma forma gratuita e segura de entretenimento e cultura em tempos de isolamento social. Os selecionados serão divulgados no dia 20 de junho, e o evento começa em 18 de julho, via Zoom.

As inscrições vão até 14 de junho. Ver página https://www.facebook.com/banqueteculturalrj.

– Prêmio Minuano

A edição 2020 do Prêmio Minuano de Literatura promove 11 categorias. Promovido pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) e Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Podem participar do prêmio autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, assim como editoras sediadas no Estado. As obras inscritas devem ter sido publicadas no decorrer de 2019 e podem concorrer nas seguintes categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção, Romance/Novela, Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático, Tradução e Especial (memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros). O objetivo é ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à produção escrita.

Inscrições até 30 de junho. Regulamento e anexos no blog do IEL (ielrs.blogspot.com).

– Literatura e Humanidades

A Coordenação de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe os exemplares de livros dos inscritos por e-mail ao Prêmio Açorianos de Literatura. A entrega dos sete exemplares por candidato deve ser feita na Avenida Erico Verissimo, 307, bairro Menino Deus, das 9h às 15h. Não serão homologadas as inscrições sem o recebimento dos livros. Criado pelo artista plástico Xico Stockinger, o Troféu é concedido a critério dos júris específicos e do júri final às melhores obras entre as inscritas. A exceção é para a categoria Destaques Literários, em que não há inscrição prévia. Nesta categoria, concorrem livros infantis, infantojuvenis, poemas, contos, crônicas, narrativas longas (romance ou novela), ensaios de literatura/humanidades e especiais. Entre os vencedores das categorias, será indicado também o Livro do Ano.  O resultado será divulgado no evento Noite do Livro, em data a ser definida. Inscrições até 19 de junho.

– Fundo Municipal de Cultura Santa Rosa

O Município de Santa Rosa, através da Secretaria de Desenvolvimento de Cultura e Esporte e do Conselho Municipal de Política Cultural, publicou o Extrato do Edital do Concurso n.º 01/2020, para o processo de seleção de projetos culturais a serem apoiados com recursos financeiros do Fundo Municipal de Cultura (FMC). O valor total disponibilizado pelo edital é de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Inscrições de 8 de junho a 23 de julho. O edital no site da Secretaria de Desenvolvimento de Cultura e Esporte: https://culturaesporte.santarosa.rs.gov.br/.

– Quadrinhos franceses

Um dos principais nomes do mundo dos quadrinhos franceses na atualidade, Jean-Denis Pendanx, participa de um “Débats d’idées virtual”, dia 19 de junho, às 16h. O artista vai compartilhar as histórias e as aventuras que saltam das páginas de seus livros. O evento online é gratuito e aberto a todos. A mediação será de Diego Groisman, vencedor do Prêmio Incentivo Jovem Curador. Tradução consecutiva do francês para o português e tradução em LIBRAS estarão disponíveis.

– Fotografia

Estão abertas as inscrições para o Monochrome Awards, concurso internacional exclusivo de fotografia em preto e branco. As inscrições podem ser feitas no site do Monochrome Awards em 13 categorias para fotógrafos amadores e profissionais: fotografia de rua, paisagens, natureza, abstrato, arquitetura, conceitual, moda / beleza, belas artes, nu, fotojornalismo, manipulação de fotos, retrato e vida selvagem. Com premiação em dinheiro. Inscrições até 5 de julho. Informações no site https://monoawards.com/.

dgtvmidia