Festivais e conversas sobre cinema são destaques na programação do #MISemCasa

Festivais de cinema online invadem programação da semana do #MISemCasa, campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som. O Festival Internacional de Curtas – Kinoforum continua com sua programação especial em parceria com o MIS, e nesta semana traz mais três atividades ao vivo: Do curta ao longa, uma conversa sobre os diferentes processos de criação, direção e produção entre curtas e longas-metragens; O cinema, a memória e a construção do futuro, sobre novas formas e olhares no cinema; e Webinar – Curtas-Metragens na Sala de Aula, sobre o uso do curta-metragem e da linguagem audiovisual como ferramenta educacional. Já no sábado, é a vez do Pontos MIS – bate-papo de cinema, em parceria com o Festival Varilux, trazer uma sessão gratuita (do longa francês Normandia Nua) seguida por bate-papo ao vivo.

Programação #MISemCasa | 17 a 23.08


17.08 | Segunda-feira | 20h | Coleção Memória do Cinema – Alfredo Sternheim

O programa “Memória do cinema” colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro que são imprescindíveis para a compreensão da evolução da forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Neste episódio, uma edição especial do depoimento de Alfredo Sternheim, realizado no MIS, em parceria com a Heco Produções em 2012.

Nascido em 1942, em São Paulo, Alfredo Sternheim foi um jornalista e cineasta. Em depoimento ao “Projeto Memória do Cinema” contou sobre a sua trajetória, a origem de seu nome, a sua infância e o encantamento pela televisão. Além disso, no registro temos o seu início no cinema como figurante na Vera Cruz, os trabalhos com Walter Hugo Khoury , seus filmes  e o cinema da “Boca do Lixo” , bem como os trabalhos como jornalista e seu  livro intitulado “Cinema da Boca – Dicionário de Diretores”.

Outros depoimentos de importantes personalidades do cinema brasileiro, como Rogério Sganzerla, Nelson Pereira dos Santos, Tizuka Yamazaki, Cacá Diegues, Jean-Claude Bernardet e Eduardo Coutinho, podem ser acessados pelo Acervo Online.


18.08 | Terça-feira | 20h | Conversa com Lima Duarte

Em 2019, o MIS recebeu o lançamento do curta-metragem “A volta para casa” com direção de Diego Freitas. O filme conta a comovente história de Plínio (Lima Duarte), que sente o peso da velhice e da solidão ao viver em uma casa de repouso. Em entrevista exclusiva para o MIS, realizada durante o lançamento do curta, Lima Duarte conta sobre o processo de criação do personagem Plínio e relembra papéis importantes da sua carreira no cinema. Ele também analisa o ofício do ator e como é trabalhar com diferentes linguagens tais com o teatro, a televisão e o cinema. A conversa é mediada pelo jornalista Amilton Pinheiro e conta com a presença do diretor do filme, Diego Freitas, e do ator Guilherme Rodio, que também integra o elenco do curta.

19.08 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas – Edino Krieger

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011.

Edino Krieger nasceu em Santa Catarina, em 1928. É um dos principais compositores contemporâneos brasileiros. Seu depoimento no projeto Notas Contemporâneas aconteceu em novembro de 2012, no qual ele contou sobre a sua trajetória na música, influências e ainda recebeu uma homenagem, no Auditório do MIS, com apresentações de algumas de suas obras.

20.08 | Quinta-feira | 20h | Mostra Cinema de Acervo – Artistas a seu tempo

A campanha #MISemCASA apresenta a Mostra Cinema de Acervo, uma seleção de filmes brasileiros digitalizados a partir de material físico tais como 16mm, 35mm ou Super 8, disponíveis no Acervo MIS. No mês de agosto, essa programação terá um recorte de produções documentais, mostrando desde as origens da cidade de São Paulo até o comportamento social e político da sociedade brasileira. Nesta semana, o recorte Artistas a seu tempo traz as obras: Adélia Prado – uma mulher desdobrável (Dir. Andréia Ramalho e outros diretores, Brasil, 1996, 22 min, Livre), com depoimento da poetisa sobre sua família e criação católica, além de suas obras literárias; e Juó Bananère (Dir. João Cláudio de Sena, Brasil, 1990, 28 min, Livre). O curta é um olhar sobre a caricatura de São Paulo feita por Juó Bananère – pseudônimo do escritor e poeta Alexandre Ribeiro Marcondes Machado -, que mostra as efervescências sociais e culturais de uma cidade em ampla mudança no início dos anos 1920, em especial com a chegada de muitos imigrantes italianos.

21.08 | Sexta-feira | 10h | Kinoforum – Webinar Curtas-Metragens na Sala de Aula

Em parceira com Festival Internacional de Curtas – Kinoforum, o público poderá participar deste webinar com educadores e programadores audiovisuais para professores da Rede Pública de Ensino sobre o uso do curta-metragem e da linguagem audiovisual como ferramenta educacional. Com Marta Russo (coordenadora de oficinas de animação), Ralph Friedericks (coordenador de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes) e Moira Toledo (coordenadora de projetos de educação), com mediação de Christian Saghaard (Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual).

22.08 | Sábado | 16h | Kinoforum – Do curta ao longa

Dois realizadores premiados debatem os diferentes processos de criação, direção e produção entre curtas e longas-metragens, nesta conversa ao vivo em parceria com a Kinoforum. Com os cineastas Caru Alves de Souza e João Paulo Miranda.

22.08 | Sábado | 18h | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Normandia Nua

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta neste sábado o longa Normandia Nua (Direção Phelippe Le Guay, 2018, França, 109 minutos, Comédia, Indicação etária: 14 anos), em parceria com o Festival Varilux. Para assistir gratuitamente ao filme, que será exibido às 16h, basta preencher um cadastro neste link. Já o bate-papo ao vivo, que conta as presenças de Eduardo Bordinhon, André Fratti e Paola Prestes e mediação Bruno Carneiro, acontece às 18h no canal do MIS no Youtube.

Sobre o filme: em Mêle sur Sarthe, uma pequena aldeia da Normandia, os agricultores são gravemente afetados pela crise. Georges Balbuzard, o prefeito da cidade, não aceita a difícil situação e decide tentar de tudo para salvar seu povoado. Por obra do destino, Blake Newman, um grande fotógrafo conceitual, que tem por estilo deixar a multidão sem roupas para suas fotos, está passando pela região. Balbuzard vê nesse encontro a oportunidade de salvar sua aldeia, resta saber se a população estará disposta a ficar nua.

23.08 | Domingo | 16h | Conexão USP-Kinoforum – O cinema, a memória e a construção do futuro

Bate-papo ao vivo, com apresentação de Esther Hamburger (Universidade de São Paulo), entre Gabriela Ruvalcaba (Universidade de Guadalajara); Petra Costa (cineasta) Takumã Kuikuri (cineasta) e Viviane Ferreira (cineasta e presidente da APAN). 

O cinema escava, constrói e reconstrói memórias pessoais, públicas e cruzadas, memórias de discriminações seculares, memórias coletivas de culturas tradicionais. Novas vozes no cinema contribuem para adensar os avanços recentes na inclusão de indígenas, pretas, periféricas e mulheres, e do mundo pós-pandemia 2020.  

23.08 | Domingo | 17h | #Cineciência ao vivo – Minority Report

O #CineCiência, tradicional programa do MIS que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros, ganha mais uma edição online na programação do #MISemCasa. Neste domingo, acontece bate-papo sobre Minority Report (dir. Steven Spielberg, EUA, 2002 145 min, 14 anos), sucesso de ficção científica estrelado por Tom Cruise – disponível na Netflix e outras plataformas.  Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, as convidadas desta edição serão as pesquisadoras Beatrys Rodrigues e Laura Trachtenberg Hauser.

serviço

#MISEMCASA

www.mis-sp.org.br
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

dgtvmidia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *