Sisem-SP realiza webinário sobre sustentabilidade cultural em museus

Para finalizar a série de encontros virtuais sobre sustentabilidade, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) realiza, às 15h de 23 de setembro, o webinário Museus e Sustentabilidade Cultural.

A live será transmitida no canal do SISEM-SP no Youtube e contará com a participação de três convidados com atuação na área: a museóloga Renata Cittadin, o coordenador do Museu da Diversidade Sexual Franco Reinaudo e o professor Márcio Farias, ativista e pesquisador das questões raciais na América Latina. O público poderá participar por meio de questões encaminhadas pelo chat da plataforma.

A pauta do encontro faz parte das quatro temáticas trabalhadas pelo SISEM-SP em uma série de debates mensais que abordaram a sustentabilidade em museus. Já foram realizados os encontros com as vertentes Ambiental, Econômica e Social – para quem não assistiu aos eventos ao vivo, os vídeos estão disponíveis no canal do SISEM-SP no Youtube.

Participantes

Renata Cittadin – Atualmente, atua como museóloga no Memorial da Inclusão (São Paulo – SP) discutindo o empreendimento e exercício de processos museológicos menos excludentes.

Franco Reinaudo – Coordenador do Museu da Diversidade Sexual (São Paulo – SP), primeiro espaço da América Latina e terceiro do mundo, sobre a temática LGBT.

Márcio Farias – Professor, pesquisador e ativista cultural. Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Em pesquisa, desenvolve estudos sobre Pensamento social latino-americano e relações raciais; Questão racial e lutas de classes na América Latina; Trabalhadores imigrantes negros em São Paulo e Buenos Aires.

Webinários

Com a série de encontros, que se tornaram virtuais em virtude da pandemia de COVID-19, o SISEM-SP fomenta e compartilha as reflexões que a comunidade brasileira e internacional tem constituído em torno da sustentabilidade das instituições e processos museais com foco na apropriação deste campo de conhecimento. Em novembro do ano passado, em parceria com o Ibermuseus, o SISEM-SP realizou o seminário “Sustentabilidade em Museus: do conceito à prática”, com foco na atuação do Programa Ibermuseus no que tange ao ambiente institucional de cada país ibero-americano (leis, normas, instituições e políticas públicas) em interface com experiências em curso orientadas por conceitos e valores relacionados ao desenvolvimento sustentável.

Em janeiro deste ano, foi realizado o seminário sobre o Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade de Museus (MCCS), documento elaborado pelo programa Ibermuseus que materializa as discussões sobre o lugar estratégico dos museus como espaço de diálogo, debate e interação democrática e cidadã que instruem e potencializam o desenvolvimento sustentável no território local e regional, em sincronia com a ampla rede de atores das políticas públicas culturais, sociais e ambientais.

SERVIÇO

Webinário “Museus e Sustentabilidade Cultural”

Dia 23/09, às 15h

Participe acessando canal do SISEM-SP no Youtube

Gratuito

dgtvmidia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *