#44mostrasp: As Veias do Mundo, de Byambarsuren Davaa

 Da Mongólia, sob sensível direção de Byambarsuren Davaa, foi projetado o filme As Veias do Mundo — uma história com travo de amargura.

 O plot narra que nas terras da Mongólia, ricas de pepitas de ouro e uma corporação de mineração global que devasta terras e rios com produtos tóxicos; expulsa os moradores nativos proprietários de terras, que por tradição milenar mantém rebanhos de ovelhas, trazendo miséria social. Nas suas terras jazem ouro — motivo de cobiça das mineradoras. 

Segundo estatísticas,  para mais de 200 rios e lagos foram afetados indiscriminadamente pela nefasta ação dessas corporações internacionais em busca de ouro, sob beneplácito do Governo da Mongólia.

O menino Amra, com seu pai defensor dos direitos dos habitantes vem sofrer um capotamento do carro, morrendo o genitor. A criança desde então vem a se tornar um ativista seguindo as pegadas do pai tentando por todos os meios refrear a exploração do ouro.

Filmado com atores não profissionais, poucos diálogos, contando com uma fotografia excepcional de Thalal Khoury com tomadas belíssimas da região encantando o espectador com o cenário de crepúsculos radiante de cores, jogos de luz, fusões cobreadas dando um efeito especial ao filme.

Serviço:

Filme: As Veias do Mundo

Tit. em Inglês: Veins of the Wordl

Rot./Dir.: Byambasuren Davaa

Origem: Mongolia – Ficção – Cor – 2020

Premiado no Festival de Cinema de Berlim e no Festival de San Sebastian

Avaliação: Excelente

dgtvmidia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *