Huberto Rohden – Vida e Obra

Especial – Tarcilio de Souza Barros

Huberto Rohden, nascido em Santa Catarina, formou-se sacerdote com formação em Ciências, Filosofia e Teologia em Universidades da Europa – Insbruck (Áustria), Valkenburg (Holanda) e Napoles (Itália).

Além de sacerdote trabalhou como professor, conferencista e escritor, tendo publicado para mais de 60 (sessenta) obras sobre ciência, filosofia e religião.

Frequentou durante 3 anos o Golden Lotus Temple, onde foi iniciado em Kriya Yoga por Swamy Premananda, diretor hindu desse Ashram.

Em 1952, fundou em São Paulo a Instituição Cultural Beneficente Alvorada sediada na rua Alegrete, 62, bairro do Sumaré onde esse narrador frequentou junto com sua saudosa filha Silvana de Almeida Barros, cursos de meditação.

Lembro de uma passagem quando perguntei ao mestre da conveniência de conhecer a Índia respondendo Rohden que a índia está dentro de nós com sua filosofia religiosa.   

Rohden era um homem alto, forte, voz possante, mas extremamente afável no trato com as pessoas.

Em 1969 Huberto Rohden empreendeu viagem de estudos e experiência pessoal pela Palestina, Egito, Índia e Nepal. Foi a partir dessa viagem que Rohden mudou sua concepção religiosa como sacerdote com 25 anos de sacerdócio, por confrontar o que aprendera nas escolas teológicas com a cultura oriental.

Concluiu haver farsa no ensino ocidental, e daí começou a esclarecer e ensinar as diferenças entre os dois campos, de um lado o Ocidental, e do outro lado o campo Oriental.

Isso causou um mal-estar entre o clero brasileiro e o sacerdote, vindo ao rompimento, levando Rohden à ampliar o autoconhecimento (Self-Knowledge) e ao Auto-Conhecimento (Self-Realization).

Foi então que em Belém, no Pará, o saudoso e eminente espiritualista Daniel Cansanção Pereira tomou conhecimento através da leitura das obras escritas por Huberto Rohden e decidiu fundar um centro de estudos em naquela cidade com base nos trabalhos do mestre por constatar nele comprovadas a ética e a moral.

Em minha biblioteca possuo vários livros do mestre os quais à miúde releio, no momento leio Jesus Nazareno livro que teve 7 edições, narra a vida e obra de Jesus segundo os Quatro Evangelhos. Descreve este livro singelamente a vida e o ministério de Jesus. Um dos livros mais apreciados de Rohdem.

A zero hora do dia 7 de outubro de 1981, após longa internação em uma clínica naturista em São Paulo, aos 87 anos o professor Huberto Rohden partiu deste mundo e do convívio de amigos e discípulos. Suas últimas palavras, em estado consciente, foram: “Eu vim para servir a humanidade”.

Serviço ao leitor:

Huberto Rohden

Obras publicadas total 60

Relação dos títulos consultar Internet

dgtvmidia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *