Carolina de Jesus ganha nova edição de sua obra

Carolina Maria de Jesus

A Ática vai publicar uma nova edição de Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada, uma das principais obras da mineira Carolina Maria de Jesus (1914- 1977). Com prefácio da também mineira Cidinha da Silva, autora de Um Exu em Nova York, ganhador do prêmio biblioteca nacional de 2019, o livro traz novo projeto gráfico e capa assinada pelo artista paulistano No Martins.

Nascida em Sacramento, Minas Gerais, em 1914, Carolina Maria de Jesus viveu a maior parte da vida em São Paulo – na favela do Canindé, em Santana e em Parelheiros – e exerceu diversos trabalhos informais. Em cadernos que encontrava no lixo, reaproveitando ou adquirindo com grande dificuldade, deixou uma extensa produção literária. Alcançou o sucesso justamente com Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada, organizado pelo jornalista Audálio Dantas, mas muitos de seus escritos permanecem inéditos ou fora de circulação há décadas.

No ano passado, a companhia das letras anunciou a publicação da obra da autora (com exceção de Quarto de Despejo e Diário de Bitita). O projeto inclui diversos títulos, como escritos memorialísticos, romances, poesia, música, teatro e narrativas curtas, entre outros. A editora recupera textos de Carolina a partir dos cadernos originais, espalhados por diversos acervos pelo Brasil.

dgtvmidia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *