FDCCJ oferece oficinas gratuitas de cinema

Quatro oficinas de cinema serão oferecidas online e gratuitamente pelo Festival Digital Curta Campos do Jordão (FDCCJ) na próxima quarta-feira, 24.

As aulas serão ministradas pelo  pelo cineasta e fotógrafo Ralph Friedericks com os temas: Efeitos Especiais – De Méliès ao Chroma Key, Refilmando a Cena Famosa, Criação de Personagem e Foley – Fabricando os Sons dos Filmes.

Além das oficinas, nos dias 26 de março e 26 de abril, acontecerão lives para que os participantes e demais interessados possam discutir os temas abordados por Ralph Friedericks. 

Festival Digital Curta Campos do Jordão

O FDCCJ é produzido pela Associação Cultural Cineclube Araucária para celebrar seus 10 anos de existência. Mais de 500 curtas-metragens foram inscritos nas categorias: Ficção, Documentário, Animação, Experimental, Infantil, além de Melhor Direção e de Melhor Roteiro Original, que serão avaliados tanto pelo Júri Oficial quanto pelo Júri Popular. Além disso, o festival conta com diversas oficinas.

PROGRAMAÇÃO

Efeitos Especiais – De Méliès ao Chroma Key

Apresentação da história dos efeitos especiais, desde os primórdios do cinema com o francês Georges Méliès (1861-1938) até a computação gráfica em que o chroma key é ferramenta essencial às cenas de efeito. Ralph também apresenta algumas técnicas de maquiagem e de filmagem para as experiências dos alunos, bastante simples de elaborar e executar.

Refilmando a Cena Famosa

Muitas cenas ficaram para a história do cinema, presentes no imaginário de todos, como a de Os Intocáveis (1987, Brian De Palma), quando um carrinho de bebê desliza pela escada enquanto acontece um tiroteio, ou de Psicose (1960, Alfred Hitchcock), a cena do assassinato no chuveiro. A oficina aborda as releituras que muitos diretores fazem dessas imagens clássicas da sétima arte, seja como artifício ou homenagem. Ralph também propõe aos alunos o exercício de estudar os detalhes de uma cena inesquecível, observando posições de câmeras, iluminação, planos, trilha, sons e figurinos, para recriá-la em outro contexto.

Criação de Personagem 

Apresenta uma exposição sobre esta etapa do cinema, fundamental a qualquer boa produção. Ralph Friedericks propõe exercícios com personagens clássicos do cinema nacional e internacional, no qual o aluno deve identificar características que as situem no contexto da história a ser contada: quem é ela, como vive, qual a personalidade, o que busca, qual sua classe social, do que gosta e outros.

Foley – Fabricando os Sons dos Filmes 

Estudo da criação de sons em estúdio – sons ambientes (externos, urbanos, floresta etc.), de objetos, de ações, do cotidiano e outros –, apresentado a diferença entre uma cena com e sem sonorização. O professor propõe aos alunos a recriação dos sons para uma determinada cena e também a gravação de outra para exercitar a criação de sons em contextos e significados diferentes, além de dar dicas de aplicativos com sons para audiovisual.

Acesse: Festival Digital Curta Campos do Jordão

dgtvmidia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *