CCBB Educativo divulga programação do mês de maio

O CCBB Educativo – Arte & Educação está com uma programação online gratuita recheada de opções. As atividades são destinadas a crianças e famílias, artistas, comunidade escolar e público interessado. Além da programação on-line, vale lembrar que as atividades presenciais foram retomadas, porém, caso haja alterações no Plano São Paulo, as atividades presenciais poderão ser transportadas para o ambiente virtual.

O público infantil poderá acompanhar as atividades propostas pelo Lugar de Criação, presencial e online, além do Múltiplo Ancestral, que neste mês traz o tema “Provocações sonoras”. E público em geral poderá acompanhar o curso de Laboratório de Crítica com o tema “Hérnia de Discos e o Tropicalismo” e a proposta do Transversalidade, que nesse mês será “Pesquisa Brincar em Casa – Projeto Território do Brincar”.

Para se inscrever nas atividades do CCBB Educativo, acesse: www.ccbbeducativo.com/.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

Visitas Mediadas: Exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto

Domingo, 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira, às 12h e às 16h30 | 5ª-feira e sábado, às 12h

Nas visitas mediadas os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

A exposição exibe obras do pintor Ivan Serpa (1923-1973) abrangendo sua multiplicidade estética e técnica. A mostra resume a essência da obra desse artista que, apesar de ser mais conhecido pelo Concretismo, também se aventurou pela liberdade do expressionismo, sem nunca perder contato com a ordem e a estrutura.

Duração: 1h | Capacidade 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma Eventim | Classificação indicativa Livre | Indicada para pessoas acima de 5 anos

Visitas Mediadas Em Libras: Exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto

5ª-feira e sábado, às 16h30 

Nas visitas mediadas em Libras, ocorrendo simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras), os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Duração: 1h | Capacidade 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma Eventim | Classificação indicativa Livre – Indicado para pessoas acima de 5 anos

Lugar de Criação

Todos os sábados, às 16h

Essa atividade propõe realizar o convívio com as artes e temáticas atuais, em vivências que acolhem crianças, jovens e adultos em processos e experiências de pesquisa e criação, a partir de materiais disponíveis em casa e do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos.

  • Jogos de Arte

Dia 15 de maio

Encontro voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita

  • Oficina de Artes

Dia 22 de maio

Exercício de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens

  • Oficina de Histórias

Dia 29 de maio

Encontro de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

Atividade tem 1h de duração | Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio pelo site/app da Eventim. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode ser acompanhado por até 04 pessoas de sua família | Local no mezanino ou auditório | Classificação indicado para pessoas acima de 5 anos

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

Visitas online para escolas e instituições

De 2ª-feira a 6ª-feira

As visitas online realizadas pelos educadores são pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas e o patrimônio cultural como forma de construção da identidade, levando em consideração a pluralidade dos públicos. Essas atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Duração: 0h50 ou 1h40 | Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes | Classificação indicativa para pessoas acima de 5 anos

Laboratório de Crítica. Hérnia de Discos e o Tropicalismo

12/05, 4ª-feira, às 14h

O que foi esse movimento, tão importante quanto breve, e quais as influências sobre a música brasileira? O que a turma de Caetano, Gil, Mutantes e Tom Zé, junto com maestros como Julio Medaglia e Rogério Duprat acrescentou aos já originais anos 60, e quem são os artistas que viviam essa ideia, mas não foram “da turma”? Neste dia, Paulo Sakae Tahira ou simplesmente DJ Paulão, que tem quase 30 anos dedicado à pesquisa e documentação da história discográfica nacional, guiará essa viagem. Usando os discos que definem o movimento, analisando suas capas e ouvindo suas músicas, será analisado o Tropicalismo não só como proposta musical, mas também como manifestação política e estética.

Encontro em formato webinar | Duração 3h | Vagas: 200 | Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos | Acesso: Evento gratuito 

Data comemorativa: Dia Internacional Da Família

15/05, sábado, às 10h

Que histórias guardam as fotografias que fazemos em família? Nossos álbuns de fotos, sejam impressos ou digitais, carregam as festas, passeios, celebrações, dias comuns de convívio, brincadeiras, diferentes momentos de partilha e presença. Percorrer estas imagens é sempre uma oportunidade de celebrar a vida e honrar a passagem do tempo. Para celebrar o Dia Internacional da Família será realizada uma conversa mediada que tem como ponto de partida as fotografias de família partilhadas pelos participantes, uma forma de resgatar, valorizar e honrar as memórias das mães, pais, filhos, netos, avós,

Encontro em formato webinar | Vagas: 100 | Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 5 anos | Acesso: Evento gratuito 

Transversalidades. Das histórias: arte e educação no contexto da Escolinha de Arte do Brasil (EAB)

19/05, 4ª-feira, às 15h

Esse curso delineará as histórias da Arte/Educação no Brasil como processo para uma aproximação e entendimento acerca das experiências artísticas e epistemológicas realizadas na Escolinha de Arte do Brasil (EAB). Neste dia, Sidiney Peterson F. de Lima, diretor de Relações Internacionais da Federação de Arte/Educadores do Brasil, abordará parte de leituras dos arquivos da EAB, suas diferentes funcionalidades, lacunas, brechas não para trazer certezas sobre a EAB, mas como modo de colocar em circulação outros discursos sobre a EAB e a formação modernista de professoras/es de artes, a partir de perguntas elaboradas na contemporaneidade.

Encontro em formato webinar | Acessível em Libras | Vagas: 500 | | Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos | Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação 

Processos Compartilhados. Mapas e plantas: a cartografia como ferramenta auxiliar no processo artístico

20/05, 5ª-feira, às 14h

Desenhar mapas e traçar plantas baixas são exercícios cartográficos muito presentes no processo de criação e documentação da artista Sara Lana, artista e desenvolvedora brasileira. Nesse encontro, a artista compartilha com os participantes como amparar um processo artístico e apresentar ferramentas para implementar mapas colaborativos virtualmente. O público também poderá acompanhar seus trabalhos, como suporte final do desenho.

Encontro em formato webinar | Duração 3h | Vagas: 200 | Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos | Acesso: Evento gratuito 

Lugar de Criação Digital: Inventando Simetrias

21/05, 6ª-feira, às 10h

Quando algo é dividido em duas partes iguais dizemos que é simétrico. Uma folha de árvore ou uma borboleta, por exemplo, podem apresentar simetria. O conceito de simetria está presente na matemática, na geometria, na arte e na natureza e no cotidiano das pessoas. Quando algo é dividido em duas partes iguais dizemos que é simétrico. Uma folha de árvore ou uma borboleta, por exemplo, podem apresentar simetria. Neste dia, o público infantil poderá criar algumas imagens utilizando esse conceito de simetria, que ao longo da história se constituiu um elemento importante para a produção de obras de arte da arte, sejam obras figurativas ou abstratas.

Classificação indicativa para pessoas acima de 3 anos | Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação 

Com a Palavra: Sobre Arte Contemporânea Brasileira na coleção de Andrea e José Olympio Pereira – em exposição no CCBB Rio de Janeiro

27/05, 5ª-feira, às 10h

O artista Marcos Chaves surpreende com significados e valores imersos nas coisas vulgares, dissimulados no hábito ou na convenção. Faz deslocamentos imprevisíveis e produz assemblagens em tom de paródia, destilando aí a sua aguda observação sobre o mundo, da tecnologia ao lixo. Chaves nasceu no Rio de Janeiro em 1961, e iniciou sua atividade artística na segunda metade dos anos 1980. Trabalhando sobre os parâmetros da apropriação e da intervenção, sua obra é caracterizada pela utilização de diversas mídias, transitando livremente entre a produção de objetos, fotografias, vídeos, desenhos, palavras e sons.

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos | Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo | Acesso: Evento gratuito 

Múltiplo Ancestral: Provocações sonoras

28/05, 6ª-feira, às 10h 

A música nos leva para muitas paisagens. Um mesmo tema pode suscitar diferentes emoções, lembranças e desejos para diferentes pessoas. Qual o efeito de uma música em duas atrizes/escritoras? Não se trata aqui de uma letra de música. Neste dia, o Grupo Cuidado Que Mancha, tem 25 anos de trajetória, sendo os últimos 20 anos dedicados ao teatro infantil, propõe aos participantes: ao ouvir a música, o que ela gera em vocês?

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos | Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

dgtvmidia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *