Museu da Língua Portuguesa traz novidades em abril

Foto: Divulgação

A partir do dia 13 de abril, sábado, o Museu da Língua Portuguesa estreia duas atividades em sua programação: uma feira de troca de livros e um clube de leitura. A novidade é um pedido antigo do público e passará a acontecer mensalmente.

Confira abaixo mais informações.

Clube de leitura  

Intitulado em 2024 “Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa”, o clube de leitura terá como objetivo, neste ano, destacar livros de autores negros na língua portuguesa e promover o debate em torno dessas obras. Serão oito encontros, sendo um por mês, até novembro.  

A assistente social e mediadora de leituras, Camilla Dias é a curadora deste ano. Integrante dos coletivos Lendo Escritores Negros-Brasileiros e Leituras Decoloniais, ela selecionou livros relacionados ao tema Línguas Africanas no Brasil, o mesmo da próxima exposição temporária do museu. 

A cada edição, um escritor convidado mediará a conversa em torno de um livro e um tema específico. Na primeira, das 11h às 13h, no Saguão B do Museu, a autora Juliana Borges vai falar sobre a obra Luanda, Lisboa, Paraíso (Companhia das Letras), de Djaimilia Pereira de Almeida. O tema do debate será “Descolonização e pertencimento na literatura de Djaimilia Pereira de Almeida”.   

Confira abaixo o calendário dos próximos livros que serão tema do Papo Literário: 

11/05: Mata Doce, de Luciany Aparecida. Mediação de Jarid Arraes. 

15/06: Minha pátria é a língua pretuguesa, de Kalaf Epalanga. Mediação de Allan da Rosa.  

13/07: Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo. Mediação de Lubi Prates.  

10/08: Menina Bonita do Laço de fita, de Ana Maria Machado; Preta-Pretinha, de Rose Chiappa; Os mil cabelos de Ritinha, de Paloma Monteiro; e Manual de penteado para crianças negras, de Joana Gabriela Mendes e Mari Santos. Mediação de Luciana Bento, do Quilombo Literário.  

14/09: Marinheira no Mundo, de Ruth Guimarães. Mediação de Cidinha da Silva.  

19/10: Uma chance de continuarmos assim, de Taiasmin Ohnmacht. Mediação de Isa e Pétala, do Afrofuturas.  

23/11: Solitária, de Eliana Alves Cruz. Mediação de Camilla Dias. 

Troca de Livros  

O dia 13 de abril também marca a estreia da Feira de Troca de Livros, que tem como objetivo proporcionar um espaço de encontro por meio do livro e da literatura e ainda incentivar a leitura. Vai acontecer das 14h às 17h, no Saguão e Pátio B e na Calçada do Museu.  

A cada edição da feira, os participantes serão estimulados a doar seus livros para o Museu, pois, a cada livro doado, ganharão um ingresso para visitar a instituição até 29 de dezembro de 2024, tendo um limite de quatro ingressos por pessoa. Serão aceitos livros, em bom estado, de literatura infantil, infantojuvenil e adulta nos gêneros poesia, ficção, histórias em quadrinhos, zine, cordéis, biografias, autobiografias, ensaios e arte. Os livros doados ficarão disponíveis para troca ou serão oferecidos a pessoas em situação de vulnerabilidade. Com esta atitude, o Museu pretende tornar a feira um evento acolhedor e acessível a todos os públicos. Quem estiver presente na feira também poderá realizar as trocas de seus livros entre si, sem a intermediação da equipe do museu.   

Outras ações vão acontecer durante a Feira de Troca de Livros. Sob comando do coletivo Itinerância Poética, a “Roda de Saberes” consiste em uma conversa sobre publicações independentes, estímulo à leitura e estratégia de facilitação de acesso aos livros. No “Leia e Leve”, o Núcleo Educativo do Museu fará mediação de leituras. Já o programa “De Mão em Mão”, da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, irá distribuir gratuitamente livros na calçada do museu com o objetivo de fomentar e incentivar a leitura.  

Veja também