MOSTRA INÉDITA DE ALEX FLEMMING

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto, está com as portas abertas e marcando a estreia da Galeria, o artista Alex Flemming, paulistano radicado em Berlim, apresenta 15 obras da série Alturas, realizada por ele desde 1988 até os dias atuais.

São pinturas de grande escala nas quais o artista registra a altura corpórea de personalidades que ele admira e que visitaram seu ateliê. Pessoas que representam os mais diversos campos da Cultura, brasileira e internacional, como Paulo Mendes da Rocha na arquitetura.


A fotografia, como meio em si ou como propiciadora de acesso a outras médias, é usada por Flemming desde o início de sua carreira.

O uso de caracteres gráficos sobre fotografias de pessoas também está presente em um dos seus mais destacados trabalhos: os painéis da Estação Sumaré do Metrô de São Paulo. Compostos por fotos de pessoas comuns, a cada uma delas foi atribuído um poema, escrito em letras meio borradas, com alguns trechos invertidos ou ausentes, o que não impossibilita totalmente a compreensão do texto.

O artista padroniza o tamanho das telas para elas serem sempre iguais e constituírem uma espécie de “Código de Barras da Cultura de nosso tempo”, na medida em que em cada tela há quatro, cinco ou seis personalidades retratadas.

dgtvmidia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *