Primeiro bloco de editais do ProAC é divulgado

O primeiro bloco do ProAC Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, acaba de ser lançado. Na última terça-feira, 18, foram divulgados 18 editais dos programas ProAC Expresso Editais 2021 e as duas primeiras linhas do ProAC Expresso Direto 2021. Eles contemplam sete linguagens artísticas e fazem parte do investimento recorde no valor de 200 milhões de reais no setor.

Teatro, Dança, Conteúdo Infanto-Juvenil, Circo, Artes Visuais e Música estão no bloco do ProAC Expresso Editais. Já no ProAC Expresso Direto estão abertas inscrições para as duas primeiras linhas, de projetos aprovados no ProAC ICMS com recursos captados em 2020 e 2019; e projetos do ProAC ICMS sem captação. Já as inscrições para o Juntos pela Cultura, programa de fomento e difusão online e presencial que tem um perfil municipalista, começaram no dia 11 pelos sites http://www.juntospelacultura.org.br ou http://www.amigosdaarte.org.br.

A partir da próxima terça-feira, 25, estarão disponíveis os demais editais destes dois programas. Os interessados podem acessar o site http://www.proac.sp.gov.br/ para conhecer os regulamentos e se inscrever.

Estima-se que com os recursos do ProAC Expresso Editais 2021, ProAC Expresso Direto, Proac LAB e Juntos pela Cultura 2021 mais de 9 mil projetos de artistas, produtores culturais e prefeituras serão beneficiados. O objetivo desse investimento recorde é estimular a retomada das atividades culturais e criativas, que sofreram grandes impactos por conta da pandemia de coronavírus.

PROAC EXPRESSO EDITAIS

O ProAC Expresso Editais prevê 36 linhas, entre elas três novas: uma voltada para projetos relacionados ao Centenário da Semana de 22, outra para propostas relativas ao Bicentenário da Independência do Brasil e, por fim, uma para primeiras obras de artistas iniciantes. 

Outro destaque vai para os editais que contemplam ações locais em favelas e periferias, grupos coletivos, espaços culturais, organizações sociais e corpos estáveis de comunidades e os que agraciam os projetos locais no interior e litoral, abrangendo as regiões do Pontal do Parapanema, Baixada Santista e Vale do Ribeira. Essas últimas integram dois programas estratégicos do Governo de São Paulo e envolvem ações de outras Secretarias: Programa Comunidades e Programa Vale do Futuro.

As demais linhas se dirigem a áreas como teatro, dança, audiovisual, literatura, música, além de apresentações online, que serão exibidas por demanda na plataforma de streaming #CulturaEmCasa, criada em 2020 pela Secretaria com o objetivo de ampliar a difusão cultural virtual e que, em um ano de funcionamento, alcançou a marca de 5,4 milhões de visualizações em cerca de 3 mil conteúdos, empregando 7 mil artistas e 6 mil produtores e técnicos. 

PROAC EXPRESSO DIRETO

O ProAC Expresso Direto, que neste ano substitui o ProAC Expresso ICMS, de incentivo fiscal à cultura, mantém o mesmo perfil do anterior, com parâmetros e ritos semelhantes, mas com o recurso chegando mais rapidamente ao proponente. São quatro linhas: Projetos Aprovados no ProAC ICMS com Recursos Captados em 2020 e 2019; Projetos Sem Captação no ProAC ICMS; Prêmio para Profissionais do Setor Cultural e Criativo e Prêmio para Espaços Culturais e Criativos. 

O Governo de São Paulo também obteve uma liminar que autoriza o uso dos recursos da Lei Aldir Blanc revertidos dos municípios ao Estado. Serão R﹩ 18 milhões para 11 linhas de prêmios nas áreas de teatro, dança circo, literatura, artes visuais, música, audiovisual e Pontos de Cultura. As inscrições começam no dia 29 de maio e vale apenas para quem não foi contemplado nas linhas de prêmios do ProAC LAB 2020.


Para conferir mais informações, acesse https://cutt.ly/gb91HVX.

dgtvmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *