Confira a programação on-line e presencial das unidades do Sesc em São Paulo

Sesc Santo André – reAlices. Foto: Everton Ballardin

O Sesc está com sua programação recheada de opções de entretenimento gratuitas, tanto em suas unidades quanto em sua plataforma on-line, o Sesc Digital. 

Dentre os destaques está a mostra digital “Combater ficção com ficção”, em cartaz no ambiente virtual do Sesc Pompeia. A mostra, com curadoria de Clarissa Diniz, exibe postagens feitas no perfil do Instagram @newmemeseum que usa o humor e a ironia para abordar a arte e a cultura brasileira. 

Vale destacar que as atividades presenciais seguem rígidos protocolos para garantir a não disseminação do coronavírus. As mostras têm visitação com horário reduzido e ocupação limitada da capacidade de cada local. A visitação será permitida apenas mediante agendamento prévio disponibilizado pelo portal do Sesc São Paulo http://sescsp.org.br/exposicoes

PROGRAMAÇÃO

Sesc Avenida Paulista

Oficina Molina – Palatnik

Dois artistas conectados pelo apreço ao lúdico e pelo prazer da invenção, Abraham Palatnik (1928-2020) e Mestre Molina (1917-1998) são nomes emblemáticos da história da arte brasileira que integram o Acervo Sesc de Arte. Um diálogo entre suas produções artísticas compõe a mostra Oficina Molina – Palatnik. Neste encontro, o diálogo poético entre as obras de diferentes épocas da trajetória de Palatnik e Molina, artistas que compartilham um mesmo período histórico, evidencia que a ação de um objeto no espaço e no tempo, o movimento, é matéria plástica de inegável qualidade sensível.

Período expositivo: até 28 de agosto de 2021

Sesc Osasco

Distraídos Venceremos

Fruto de uma pesquisa da poeta, compositora e curadora Alice Ruiz, a instalação homenageia a trajetória de Paulo Leminski (1944 – 1989) e marca três décadas de seu falecimento. O projeto gráfico assinado pelo artista Miguel Paladino traz uma espécie de jogo de luzes que revela os poemas paulatinamente – artifício que se evidencia ainda mais ao entardecer. Painéis trazem uma série de poemas do escritor curitibano, um autêntico representante da poesia marginal e aclamado pela crítica como um dos mais expressivos poetas de sua geração.

Sesc Santo Amaro

Trabalhadores Ilustrados

O trabalho ocupa um espaço na vida das pessoas que, por vezes, se confunde com a própria noção de identidade. A partir desta premissa, a mostra apresenta ilustrações – especialmente a partir da produção literária brasileira de meados do século 20 – focando em obras nas quais os personagens têm suas trajetórias de algum modo relacionadas a seus trabalhos.

Curadoria: Chico Homem de Melo.

Período expositivo: até 31 de outubro de 2021

Sesc Santo André

reAlices: narrativas artevisuais

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, é um dos grandes clássicos da literatura mundial, derivando em filmes, obras de arte, animações e muitas outras produções que ocupam o imaginário coletivo. O Sesc Santo André apresenta uma mostra que traz a interpretação artística de oito artistas – Guta Moraes, Mauro Yamaguti, Renan Santos, Nicole Bustamante, Mariana Ser, Ariádine, Alex Rodrigues e Daniel Esteves – sobre a obra literária. Esse é o mote de reAlices: narrativas artevisuais. A exposição foi desenhada para transformar a galeria da unidade em uma porção de páginas imaginadas pela personagem título do livro. A ativação do espaço da unidade também colabora com a ideia da narrativa, já que se trata de um grande corredor, onde é possível imaginar um caminho cronológico transformado de acordo com os espaços em que Alice passa.

Período expositivo: até 12 de setembro de 2021

Mostras em ambiente digital

Sesc Pompeia

Combater ficção com ficção

Memes podem ser micronarrativas capazes de infiltrar e minar narrativas consolidadas: essa é a ideia central da mostra Combater ficção com ficção, que está em cartaz no ambiente digital do Sesc Pompeia. A mostra exibe ao público postagens de imagens, vídeos e textos do acervo do Instagram @ newmemeseum , perfil anônimo criado no final de julho de 2020 que aborda, com humor e ironia, situações da arte e do campo cultural brasileiro.

Curadoria: Clarissa Diniz.

Período expositivo: até 16 de agosto de 2021

Site: anexa.sescsp.org.br/oficio

Sesc Itaquera

Ser Atleta

A exposição Ser Atleta, realizada pelo Sesc Itaquera com apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), acontece totalmente em ambiente virtual e traz como protagonistas os esportistas olímpicos e paralímpicos. A proposta é apresentar de forma crítica a história do esporte olímpico brasileiro a partir da ótica dos próprios atletas. A curadoria foi realizada por Katia Rubio, jornalista, psicóloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que há mais de 20 anos se dedica à pesquisa da trajetória dos atletas olímpicos.

Curadoria: Katia Rubio.

Período expositivo: até 30 de novembro de 2021

Site: seratleta.sescsp.org.br

dgtvmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *