Erika Verzutti está em exposição no MASP

Imagem de divulgação

Pela primeira vez em uma exposição individual em um museu brasileiro, a artista Erika Verzutti está em cartaz no MASP até 31 de outubro.

A mostra “Erika Verzutti: a indisciplina da escultura” tem curadoria de Adriano Pedrosa e reúne obras realizadas em diversos materiais, como bronze, concreto, pedra e papel machê. Ela tem um caráter panorâmico, apresentando obras realizadas de 2003 a 2021, que inclui uma nova escultura feita especialmente para a ocasião. A exposição se insere no biênio da programação de 2021-22, dedicado às Histórias brasileiras no MASP e, neste primeiro ano, voltado exclusivamente às mulheres artistas.

As obras da artista estão divididas em sete núcleos, pensados a partir de conceitos da filosofia, da psicanálise, da cultura popular e da própria história da arte. Os núcleos conectam as obras de muitos modos, em razão de suas formas, materiais, temas e cronologias: “Devir-animal”, “Vereda tropical”, “Metáfora do mundo”, “Totemizar o tabu”, “Modernismo selvagem”, “Sob o sol de Tarsila (e outras histórias)” e “Estranho-familiar”.

Verzutti é uma artista essencial para a compreensão da prática da escultura hoje, tanto no panorama brasileiro quanto no internacional. Suas formas instigantes exploram novos caminhos para o meio, com atenção renovada à origem e à materialidade da escultura, bem como à sua inteligência formal.


Fonte: https://masp.org.br/exposicoes/erika-verzutti

dgtvmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *