Instituto Artium, novo espaço cultural de São Paulo, apresenta “Semana 21”

Imagem de divulgação

São Paulo acaba de ganhar um novo centro cultural, o Instituto Artium. O espaço fica localizado em um palacete histórico na rua Piauí, em Higienópolis, e foi restaurado pelo Instituto Artium, uma entidade cultural sem fins lucrativos fundada em 2019.

O instituto abre as portas para o público com a mostra “Semana 21”, cujas as obras não pretendem “dialogar” com o espaço, mas evidenciar o contraste que representam os 100 anos desde sua construção até sua reabertura.

Com curadoria do artista plástico e fotógrafo Alberto Simon, a exposição é guiada por uma produção atual de artistas de diversas gerações que fazem uso de diferentes suportes e promovem uma reflexão do momento atual e do retorno à normalidade em um mundo pós pandêmico. 

“A Semana de 21 é uma exposição que celebra a diversidade de linguagens e mídias, sem uma proposta de coesão visual ou de conteúdo, que representa a enorme complexidade do mundo atual por meio de obras de 18 artistas.” Afirma Alberto Simon, curador da exposição.

O espaço expositivo é organizado em duas salas internas e o jardim externo. A exposição vai até o dia 24 de outubro de 2021 e tem acesso gratuito ao público. O espaço está com a capacidade reduzida seguindo as orientações do governo estadual em relação à pandemia de COVID-19.

História do Palacete Stahl

O Palacete Stahl, de arquitetura eclética, foi construído no estilo Luís XVI modernizado em 1920 e 1921. O objetivo era hospedar a primeira representação diplomática da coroa da Suécia em São Paulo e servir de residência ao cônsul, o Comendador Gustav Stahl.

Em 1924 foi comprado pelo Coronel José de Souza Ferreira, cafeicultor em Itapira, SP, e se tornou residência unifamiliar. O banqueiro e fazendeiro Francisco José Pereira Leite adquiriu o imóvel em 1932.

O Império do Japão adquiriu a residência em 1940, para servir como território consular e hospedar seu Cônsul-Geral. Com o ataque a Pearl Harbour, em dezembro de 1941, o corpo diplomático japonês deixou o Brasil, um ano depois, e passou a guarda para a representação diplomática da Espanha na cidade e, depois, à guarda da Coroa da Suécia. Em 1951, o palacete foi reaberto pelo governo do Japão, como escritório de representação. Em 1952, após o pleno restabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Japão o Palacete readquire status diplomático e passa a ser utilizado como residência consular.

Em 1970, o então Cônsul-Geral Nobuo Okuchi foi sequestrado no cruzamento das ruas Alagoas e Bahia, por um grupo contrário ao governo. Ele foi libertado cinco dias depois em troca de presos políticos. Dez anos depois, o governo do Japão transferiu sua residência consular e o palacete Stahl perdeu seu uso.

Em 1980 tem início um período marcado por décadas de severa deterioração, até ser tombado, em 2005, pelo Conpresp. O Palacete Stahl é reconhecido como patrimônio histórico. O atual proprietário o adquire em 2007. Em 2009 tem início as obras para restabelecer a habitabilidade do Palacete.

A partir de janeiro de 2020, o Instituto Artium transferiu sua sede para o imóvel e dá início ao cumprimento da determinação do Conpresp de restaurar sua fachada com a remoção da pintura e massa acrílica acrescidas, revelando sua textura original recoberta por massa cimentícia áspera, colorida por velatura especial, que remete ao limestone francês, característico das construções da época. Além disto, são restauradas algumas características ornamentais e decorativas internas, originais de sua construção.

Sobre Artium

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, realiza projetos culturais de impacto nacional. Sua programação contempla projetos de artes visuais, artes cênicas, restauro de patrimônio imaterial, restauro de patrimônio material e projetos educativos no campo da arte e educação. O palacete histórico, sede da entidade, localizado no bairro de Higienópolis, é aberto ao público com acesso gratuito e toda programação pode ser conferida diretamente no site www.institutoartium.org.br

Serviço

Endereço: Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo – SP – Brasil – 01241-000

Período: De 10/08 a 24/10

Horários de funcionamento: Terça a domingo das 09:00 as 18:00

Exposição gratuita

Agendamento online pelo site https://www.eventim.com.br/ 

dgtvmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *