Homenagem a Semana de Arte moderna

São Paulo celebra a Semana de Arte Moderna com 100 eventos

Entre julho de 2021 e dezembro de 2022, 60 instituições, corpos artísticos, espaços e programas culturais de SP fazem uma programação especial para a data. Para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, um marco para o cenário artístico brasileiro, o Governo de SP preparou um evento especial. Ao longo de 18 meses, entre julho de 2021 e dezembro de 2022, as instituições culturais do estado organizam 100 atrações focadas nesse tema. Chamado de “Modernismo Hoje”, o projeto envolve 60 instituições, tanto públicas quanto privadas, corpos artísticos, espaços e programas culturais. Tem de tudo: exposições de arte, espetáculos de dança e teatro, festivais e eventos, obras audiovisuais e ações ligadas à literatura.

– A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922.

O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras – pintura e escultura – e palestras.

Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias.

Juntos, eles visavam uma renovação social e artística no país e que foi deflagrada pela “Semana de 22”.

O evento chocou grande parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”.

dgtvmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *