IMS lança site dedicado ao fotojornalismo brasileiro

📷 Incêndio na favela da Praia do Pinto, Rio de Janeiro. 11 de maio de 1969. Crédito: Acervo Diários Associados RJ/Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles (IMS) acaba de lançar um site dedicado ao fotojornalismo brasileiro, o “Testemunha Ocular”. A página reúne imagens produzidas por fotojornalistas de diferentes gerações e regiões do país. Inclui também textos críticos, depoimentos em vídeo e fotos históricas.

O objetivo da iniciativa é difundir o passado e o presente do fotojornalismo brasileiro, ressaltando a importância da atividade na documentação da realidade e na construção da memória nacional.

O site, dividido em seis seções, tem como ponto de partida a forte presença do fotojornalismo no acervo do IMS, que reúne desde coleções autorais até o acervo fotográfico dos jornais dos Diários Associados do Rio de Janeiro, adquirido em 2016. 

O público poderá encontrar trabalhos de José Medeiros, Luciano Carneiro, Henri Ballot, Orlando Brito, Erno Schneider, Reginaldo Manente, Rosa Gauditano,Hélio Campos Mello, entre tantos outros.

A concepção do projeto é do jornalista Flávio Pinheiro, que atuou como superintendente-executivo do IMS entre 2008 e 2020. O jornalista Mauro Ventura assina a edição do site, e o fotógrafo Leo Aversa, por sua vez, foi responsável pela edição de imagens durante a criação do projeto.

“Testemunha Ocular cumpre o papel de ser uma memória do fotojornalismo brasileiro vindo do passado até o presente. Os 50 profissionais que mostram seus trabalhos no site foram e são perspicazes observadores da cena brasileira com toda sua diversidade social e regional, de raça e de gênero. Revelam que, apesar do avanço das imagens em movimento, as imagens fotográficas ainda produzem forte impacto e são necessárias para o entendimento da realidade.”, comenta Flávio Pinheiro.

Para conferir “Testemunha Ocular”, acesse: https://testemunhaocular.ims.com.br/

dgtvmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.