“Memórias do Futuro” está em cartaz no Memorial da Resistência

Está em exibição no Memorial da Resistência a exposição “Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência”. A mostra traz um resgate das lutas pelos direitos da população negra no estado de São Paulo do período de 1888 até os dias de hoje, por meio de 450 materiais entre fotos, cartazes e documentos.

A mostra conta com a participação de artistas como Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Moisés Patrício, No Martins, Renata Felinto, Sidney Amaral, Wagner Celestino e Soberana Ziza.

O evento gratuito tem curadoria do sociólogo e escritor Mário Augusto Medeiros da Silva, com apoio da pesquisa documental feita pela historiadora Pâmela de Almeida Resende e pela pesquisadora do Memorial da Resistência Carolina Junqueira Faustini. A exposição é baseada nas lutas lideradas pela população negra brasileira e traz à tona a continuidade e a persistência do associativismo negro em suas formas de resistência ao longo dos anos.

Antes mesmo de adentrar ao museu, os visitantes já são impactados pela exposição. Ainda na área externa, um grande painel com mais de 20 metros feito pela multiartista e grafiteira paulistana Soberana Ziza. Inspirada na força das palavras das mulheres negras de Geledés, ela fez uma obra que retrata a projeção da mulher negra. O painel que recebeu o nome de “Fio da Memória” é um convite para as pessoas visitarem a exposição, que contará com oito eixos que abordarão o período colonial, a imprensa e literatura negra, as expressões artísticas retratadas nos grupos e escolas de samba, teatro folclórico, bailes blacks e hip hop, o período da repressão, as perseguições às práticas religiosas de matrizes africanas e afro-brasileiras, a sequência da redemocratização e da nova república além do feminismo negro e diferentes reivindicações de mulheres negras.

Serviço

Exposição: Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência

Período: 04/06/2022 a 08/05/2023

Faixa etária: Livre

Entrada: Grátis

Local: Memorial da Resistência de São Paulo

Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia

Horário: quarta a segunda, das 10h às 18h (fecha às terças)Os ingressos do Memorial estão disponíveis no site e na bilheteria do prédio | https://estacaopinacoteca.byinti.com/#/event/memorial

dgtvmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.