Fotográfo Walter Firmo está em cartaz no IMS

Foto: Walter Firmo

O Instituto Moreira Salles (IMS) exibe a mostra “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito”, que tem como curador Sergio Burgi.

O fotógrafo Walter Firmo incorporou desde cedo em sua fotografia a construção de linguagem que busca a elaboração de sentido através de imagens dirigidas e encenadas, tendo como essência uma consciência de origem – racial, social e cultural –, atrelada a um desejo de questionar os cânones da fotografia documental e do fotojornalismo.

Nesse sentido, a mostra reúne imagens de diversas regiões do país enaltecendo seus personagens, sobretudo os negros, e múltiplas manifestações culturais e religiosas, além de retratos icônicos de grandes nomes da música popular.

A exposição é gratuita e também é possível acessar o conteúdo online através do https://cutt.ly/7J12uOy

Sobre Walter Firmo

Nascido em 1º de junho de 1937 no Rio de Janeiro, Walter Firmo conta que desde garoto sonhava em fotografar. Ingressou no fotojornalismo em 1955, como aprendiz, no jornal Última Hora, e não parou mais. Trabalhou em diversos jornais e revistas e construiu uma carreira longeva, reconhecida por prêmios. Um deles foi o Esso de Reportagem, em 1963, conquistado por “Cem dias na Amazônia de ninguém”, matéria publicada no Jornal do Brasil com fotos e texto seus. Chamado de “mestre da cor”, Firmo é autor de retratos memoráveis de ícones da música brasileira como Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Cartola. Outra vertente bastante conhecida de seu trabalho são as imagens de festas populares registradas por todo o Brasil, do carnaval do Rio de Janeiro ao bumba-meu-boi no Maranhão. Desde 2018 o IMS abriga, em regime de comodato, aproximadamente 155 mil fotos feitas por Firmo ao longo de várias décadas. 

Serviço

Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito

Quando: de 30/4 a 11/9/2022 | Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h. Última admissão: 30 minutos antes do encerramento.

Ingresso: Entrada gratuita

Onde: Instituto Moreira Salles | Avenida Paulista, 2424, São Paulo/SP – Galeria 3 – 8º andar

dgtvmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.