MASP inaugura mostra sobre o universo Yanomami

Imagem de divulgação

Nesta sexta-feira, 29, o MASP inaugura a mostra “Joseca Yanomami: nossa terra-floresta”, que reúne 93 desenhos de personagens, cenas, paisagem e fenômenos do universo yanomami, tendo como referência a floresta, seus povos, suas histórias e os cantos xamânicos.

Esta é a primeira mostra individual do artista Joseca Yanomami dedicada aos seus desenhos sobre a terra-floresta amazônica e todos os seres que nela habitam, trazendo diversos elementos que compõem a cosmologia e a vida cotidiana de seu povo e remetem aos esforços dos xamãs, das lideranças e dos espíritos. A maior parte das obras é acompanhada de descrições feitas originalmente em yanomami pelo artista e que dão conta das dimensões cosmológicas presentes em sua narrativa visual.

No ano que a homologação da Terra Indígena Yanomami completa 30 anos, a mostra manifesta também a expressão da luta indígena contra as ameaças que põem em risco os yanomami.

A exposição tem curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e de David Ribeiro, assistente curatorial do MASP.

“Joseca Yanomami: nossa terra-floresta” faz parte da programação bienal do MAPS dedicada às histórias brasileiras, por ocasião do bicentenário da independência do Brasil. 

Serviço

Joseca Yanomami: nossa terra-floresta

Quando: de 29 de julho a 30 de outubro

Onde: 1.º subsolo do MASP | Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo

Ingresso: https://masp.byinti.com/#/ticket/

dgtvmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.