37.º Panorama da Arte Brasileira, do MAM, exibe obras de 26 artistas

Está em cartaz no Museu de Arte Moderna (MAM) o 37.º Panorama da Arte Brasileira – Sob as cinzas, brasa, que reúne o trabalho de 26 artistas, sendo alguns deles produzidos especialmente para a exposição. 

No ano em que se comemora o bicentenário da independência do brasil, a mostra propõe desconstruir paradigmas naturalizados em relação ao Brasil colônia. Em contraponto, neste ano, também é celebrado o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, marco para o modernismo brasileiro que trouxe um novo e amplo cenário cultural, com artistas de distintas regiões do país.

Com grupo curatorial diverso, composto por Claudinei Roberto da Silva, Vanessa Davidson, Cristiana Tejo e Cauê Alves, o 37.º Panorama enfatiza as pesquisas que resultam em questionamentos e possíveis soluções artísticas surgidas do enfrentamento de um cenário onde a barbárie está manifestada de diversas formas. Ideais de civilização se atritam na busca da dimensão plural sobre as questões trazidas à tona a partir de obras que se relacionam tanto pela condição comum deste cenário quanto por uma diversidade de perspectivas, sendo seus autores de diferentes gerações e identidades étnico raciais e de gênero.

A mostra valoriza a dimensão pedagógica da arte e prospecta rupturas estruturais. Ainda em um mundo pandêmico, o Panorama propõe investigar como os artistas enraizados no Brasil têm enfrentado os múltiplos problemas causados pelo modelo de desenvolvimento adotado nos últimos séculos.

A curadoria se baseou em signos que interligam de maneira sutil à brasa, como símbolo de resistência e também de ambiguidade, trazendo uma diversidade de pontos de vista e pesquisas.

Entre os artistas estão: Ana Mazzei, André Ricardo, Bel Falleiros, Camila Sposati, Celeida Tostes, davi de jesus do nascimento, Éder Oliveira, Eneida Sanches e Tracy Collins (LAZYGOATWORKS), Erica Ferrari, Giselle Beiguelman, Glauco Rodrigues, Gustavo Torrezan, Jaime Lauriano, Lais Myrrha, Laryssa Machada, Lidia Lisbôa, Luiz 83, Marcelo D’Salete, Maria Laet, Marina Camargo, No Martins, RodriguezRemor (Denis Rodriguez e Leonardo Remor), Sergio Lucena, Sidney Amaral, Tadáskía e Xadalu Tupã Jekupé.

Serviço

37.º Panorama da Arte Brasileira – Sob as cinzas, brasa

Período expositivo: 23 de julho de 2022 até 15 de janeiro de 2023

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo | Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)

Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)

Telefone: (11) 5085-1300Ingresso: R$25,00 inteira. Gratuidade aos domingos. | Compre aqui

dgtvmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.