Tarcílio de Souza Barros
A Polônia continua a seara de produzir os melhores filmes sobre a tragédia de seu povo diante a invasão do país pelos alemães, seguindo o que Wadja produziu na década de 60.
O Charlatão é de intensa dramaticidade, contando a história de Jan Mikolosen — um médico que passou toda sua vida clinicando doentes sem auferir lucros. Salvou milhares da morte.
Por ocasião da invasão nazista em 1939, foi acusado de ser comunista, detido e condenado a prisão. Toda a instrução policial e julgamento é amparada em inverdades sem que lhe seja dada oportunidade defesa.
Através de flashbacks, vemos os momentos gloriosos de sua vida profissional, seu respeitável cabedal na área da medicina, e após o espezinhamento de sua reputação.
O ator que interpreta o médico é intensamente profissional. Evidente que todos os demais atores e coadjuvantes sob segura direção sustentam a trama à perfeição.
Cenas exteriores exibem a natureza exuberante através de excelente fotografia, em contraste das cenas prisionais do médico em celas infames.
Um digno filme que honra o cinema polonês.
Serviço:
Filme: O Charlatão
Direção: Agnieszka Holland
Tit. inglês: The Charlatan
Origem: Polônia – Ficção – Cor – 1.55min.
Avaliação: Excelente