Ao longo deste mês, a Biblioteca Parque Villa-Lobos promoverá uma série de oficinas gratuitas para jovens e adultos, no formato presencial e online. Dentre os temas das oficinas estão a literatura sobre o Norte, técnicas de escrita em primeira pessoa, elementos para escrita de um romance e inteligência artificial.
O ciclo se inicia com o projeto Literatura Brasileira no XXI, realizado em parceria com a Unifesp, promove a oficina “A Literatura do Brasil pelo Norte”, que discorre sobre as subjetividades do norte do país a partir de textos literários em prosa com foco em contos, crônicas e romances amazônicos. A oficina será ministrada por Yurgel Pantoja Caldas, professor de Literatura da Universidade Federal do Amapá e acontece nos 16, 21, 23 e 28 de fevereiro, das 14h às 17h. Atividade é online e é necessário se inscrever pelo site.
Com destaque para produção literária, a vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura de 2023, Mariana Salomão Carrara, ministra o “Minicurso de escrita: o narrador personagem”, nos dias 17 e 24 de fevereiro e 2 de março, das 10h às 12h30. A partir da análise de obras de escritores como Lygia Fagundes Telles, Elvira Vigna e José Saramago, e de trechos dos romances da própria autora, os participantes vão aprender, por meio de exercício, técnicas de escrita com narradores em primeira pessoa, um importante recurso narrativo usado na literatura contemporânea nacional e estrangeira. A atividade é presencial, indicada para maiores de 15 anos. Acesse o site e se inscreva.
A escritora Silvana Tavano comanda, no dia 20 de fevereiro, das 15h30 às 17h30, a
“Aula expositiva elementos essenciais à escrita do romance”. O encontro online expõe as questões essenciais à construção de uma narrativa longa, desde a busca por um tema até o desenvolvimento do enredo, proporcionando uma visão geral dos
instrumentos básicos ao processo de escrita de um romance. A oficina é indicada para maiores de 16 anos. Inscrições pelo link.
A palestra “Inteligência artificial: fundamentos críticos” apresenta as potencialidades e contradições sobre o uso das I.A.s generativas, como o ChatGPT e o Dalle-E, da OpenAI. A atividade aborda tópicos cruciais como o processamento de linguagem natural, machine learning, deep learning, entre outros. Além disso, debate temas como propriedade intelectual e o impacto da monopolização exercida pelas big techs. O encontro online, ministrado por Walter Lippold, acontece no dia 20 de fevereiro, das 15h às 17h. Inscrições pelo link Basta se inscrever no site. A palestra é indicada para maiores de 16 anos.