BSP divulga programação de agosto

Grupo Mãos de Fada integra programação da BSP/Foto: Caê Prandini

Ao longo do mês de agosto, a Biblioteca de São Paulo (BSP) promove diversos cursos, oficinas e clubes de leitura, além de várias atividades culturais de entretenimento voltadas para públicos de todas as idades.  

O estudo da Língua Brasileira de Sinais é o foco do Curso Básico de Libras realizado às quartas e sextas-feiras, de até 25 de agosto, das 15h às 17h30. As aulas presenciais têm como objetivo ampliar as possibilidades de comunicação social e profissional com surdos por meio da metodologia bilíngue Libras-português. Com os instrutores Thalita Passos e Vinícius Oliveira, do Grupo Mãos de Fada. A partir de 16 anos. Inscrições pelo link bsp.org.br/inscricao.

Os pequenos também podem ingressar no universo da Língua Brasileira de Sinais com a oficina on-line Incluindo com Libras, no dia 8 de agosto, das 14h às 16h. Realizada pelo intérprete de Libras Glauber Lethieri, a atividade busca aproximar a criança ouvinte do mundo da criança surda por meio de jogos e brincadeiras bilíngues (português e Libras). Para crianças de 7 a 12 anos. Inscrições pelo link bsp.org.br/inscricao.

Discutir as estratégias de interpretação e veiculação de notícias é o tema da Oficina Fake News – Armadilhas e Desinformação, que busca ajudar os participantes a identificar e evitar a circulação de informações falsas. O encontro on-line, ao vivo, acontece dia 16 de agosto, das 14h às 15h. Com Isadora Quadros e Hernâni Pinheiro, do Politize!. A partir de 12 anos. Inscrições pelo link bsp.org.br/inscricao.

Para quem deseja aprimorar a arte da escrita, a BSP oferece a Oficina A Figura Palhacesca, nos dias 23 e 25 de agosto, das 10h às 12h. Inspirados por trechos do livro Fellini por Fellini e do filme “I Clowns”, a atividade propõe a criação de um roteiro de Cabaret Circense a partir de memórias afetivas. Com Cida Almeida. A partir de 16 anos. Inscrições pelo link bsp.org.br/inscricao.

Os amantes da cultura pop podem participar da oficina Cosplay de Personagens de Games para aprender a criar um figurino econômico, com a utilização de materiais acessíveis. A atividade em referência ao Dia Internacional do Gamer (29 de agosto) visa estimular a criatividade dos participantes e desenvolver habilidades em customização e artes. Com a cosplayer e figurinista Thais Jussim. A atividade on-line e ao vivo acontece no dia 26 de agosto, das 14h às 15h. A partir de 10 anos. Não é necessário inscrição.

Encontros com escritores

Neste mês, a BSP também oferece três atividades com a presença de escritores. No dia 8 de agosto, das 14h às 16h, acontece o bate-papo com a escritora e historiadora Micheliny Verunschk. A autora venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida (2014), e os prêmios Jabuti e Oceanos, com o romance O som do rugido da onça (2022). Não é necessário inscrição.
O programa Segundas Intenções recebe no dia 12 de agosto, das 11h às 13h, a dupla de escritores Leonardo Gandolfi, autor de vários livros de poesia, como Robinson Crusoé e seus amigos (2021) e Escala Ritcher (2015), e Paloma Vidal, autora de romances, peças, contos, ensaios e poesias. Entre seus livros publicados estão o ensaio Estar entre: ensaios de literaturas em trânsito (2019) e os romances Pré-história (2020) e La banda oriental (2021). O bate-papo presencial é mediado pelo jornalista e escritor Manuel da Costa Pinto, com transmissão pelo Facebook da biblioteca. Não é necessário fazer inscrição.

No dia 29 de agosto, das 14h às 16h, quem conversa com o público da BSP é a escritora, colunista do Uol e professora de literatura Amara Moira. É autora de E se eu fosse puta (2016), sobre suas experiências como trabalhadora sexual, Vida trans – a coragem de existir (2017), entre outros. A partir de 18 anos. Não é necessário inscrição.

Serviço

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h30 às 18h30 

Onde: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana, São Paulo/SP

Veja também