Caixa Cultural traz mostra de publicações independentes

Crédito: Pulga, São Paulo, 2013 – Coleção Livro de Artista/Divulgação

A exposição “Pequenas utopias – revistas de artista no Brasil” está em cartaz na Caixa Cultural São Paulo e apresenta uma centena de revistas de artista editadas entre 1960 e 2021, de forma independente e em diferentes formatos, como artes gráficas, arte-postal, arte sonora, zines, entre outras.

A edição de revistas, jornais e outras publicações seriais por artistas, a partir dos anos 1960 constitui uma forma de atuação artística que sempre buscou aproximar as obras de um público mais amplo, possibilitando novos circuitos de produção e consumo. Produzida a partir de diferentes linguagens, a revista de artista surge num momento histórico em que os artistas reivindicavam o papel de mediadores de suas obras com o público, lugar antes ocupado por críticos, curadores e professores de arte.

A exposição reúne importantes títulos publicados em diferentes períodos, de norte ao sul do Brasil, como Artéria (1975-2016), Qorpo Estranho (1976-1982), À Margem (1986-2001), Comunicarte (1991-2010), Malasartes (1975-1976), Sofá (2003-2011), Karimbada (1978, Arte em São Paulo (1981-1987), entre outras. 

As obras foram distribuídas em nove núcleos temáticos, mapeados conforme as práticas artísticas veiculadas nas últimas décadas: arte postal, arte sonora, escritos de artista, ensaios gráficos, exposição portátil, poesia visual, revista-montagem, revistas de uma página e zines. Essas categorias cumprem um caráter didático, com o propósito de destacar a diversidade e as características das publicações.

Ao visitar a exposição “Pequenas utopias – revistas de artista no Brasil”, o público terá a oportunidade de explorar um universo de revistas alternativas que não imaginava existir, já que muitas das publicações são pouco conhecidas fora do círculo especializado.

Para o curador da mostra, Amir Brito Cadôr, “essas revistas trazem de modo implícito certa utopia de seus editores, de que a arte seja acessível, que ela faça parte do cotidiano e possa ser produzida e consumida por mais pessoas. Mas elas também são utópicas no sentido de criar espaço, físico ou mental, para o debate e a apresentação de obras contemporâneas de jovens artistas que encontram dificuldade para chegar na grande mídia ou que manifestam desinteresse em participar do sistema de galerias”, comenta.

Serviço

Pequenas utopias – revistas de artista no Brasil

Temporada: até 31 de março

Visitação: Terça a Sábado, das 10h às 18h, Domingo 9h às 17h

Onde: Caixa Cultural | Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP

Classificação: Livre

Ingressos: entrada gratuita

Acesso para pessoas com deficiência 

Patrocínio: Caixa e Governo Federal

Veja também