O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) está com uma série de eventos em comemoração aos 50 anos do Movimento Armorial e marcando as homenagens aos 95 anos de Ariano Suassuna. As atividades complementam a exposição sobre o Movimento Armorial que ocupa todo o prédio do CCBB até o dia 26 de setembro.
Os eventos especiais apresentam e recriam para o público a atmosfera de compartilhamento de ideais e a efervescência cultural da época, capitaneada por Ariano Suassuna e os artistas envolvidos.
Ao todo serão cinco encontros musicais, “Espetáculos de Música Armorial”, com curadoria da equipe de consultores da mostra e cinco palestras, “Conversas sobre Arte Armorial”, cuja curadoria é do poeta e escritor Carlos Newton Júnior.
A programação reúne artistas e pesquisadores de variados estados, dando ênfase aos que conviveram pessoalmente com Ariano e aos que estudam profundamente o Movimento Armorial. As apresentações mostram a força e o fascínio que causa o Movimento Armorial até os dias de hoje por todo o Brasil.
Nos “Espetáculos de Música Armorial”, que abrem a série de comemorações, se apresentam grupos que se utilizam do folclore e seus elementos puros para a “recriação” da música popular através do desenvolvimento dos elementos eruditos. Já os temas das Conversas sobre Arte Armorial abrangem as artes plásticas, a literatura, a dança, a música e o teatro e contam com especialistas nos temas.
E para finalizar, o espetáculo teatral “As Conchambranças de Quaderna: O Caso do coletor assassino”. Nesta peça o universo fantástico de uma farsa sertaneja com pitadas de pura realidade cômica, trazendo ao público o espírito festivo. “Conchambrança” é uma corruptela de “conchamblança”, que significa conchavo, combinação. Forma que se ajusta perfeitamente ao universo da peça, uma vez que o protagonista Quaderna, interpretado pelo pernambucano Jorge de Paula, conta suas lembranças em narrativa direta. A obra teatral é composta por três imbróglios que Quaderna tomou parte, nos quais fez uma série de conchavos para resolver as situações, tirando proveito de tudo e de todos, como esperado de um bom pícaro.
Serviço
Exposição – Movimento Armorial 50 Anos
Quando: Até 26 de setembro, todos os dias, exceto às terças
Ingressos: entrada gratuita | Ingressos na bilheteria do CCBB e no site bb.com.br/cultura
Classificação: livre
EVENTOS PARALELOS ARMORIAL
18 e 25 de agosto e 15 de setembro, 19h – Teatro
Espetáculos de Música Armorial
18/08 – Rosa Armorial
25/08 – Quinteto da Paraíba
15/09 – Antônio Nóbrega
01 a 05 de setembro – Cinema
Conversas sobre Arte Armorial
01/09 – Artes Visuais, 19h
A xilogravura popular nordestina e as características da pintura armorial, com a curadora de artes Denise Mattar e a pesquisadora Daniella Almada.
02/09 – Música, 19h
Os romances nordestinos e a música armorial, com o multiartista Antonio Nóbrega e o maestro Júlio Medaglia.
03/09 – Teatro, 16h
As tragédias e as comédias de Ariano Suassuna e sua influência para o estabelecimento de um “teatro do Nordeste”, com a diretora Inez Viana e o ator Guryva Portela.
04/09 – Literatura, 16h
O romanceiro popular nordestino e a literatura armorial, com os escritores Alexei Bueno e Cláudio Neves.
05/09 – Dança, 19h
As experiências da dança armorial, do Balé Armorial ao Grupo Gria, com a coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo e o bailarino Pedro Salustiano.
Entrada gratuita – Ingressos na bilheteria do CCBB 1 hora antes do evento
ESPETÁCULO TEATRAL
21 e 22 de setembro, 19h – Teatro
AS CONCHAMBRANÇAS DE QUADERNA: O Caso do coletor assassino
Elenco : Jorge de Paula, Fabio Espósito, Guryva Portela, Henrique Stroeter, Carlos Ataíde e Bruna Rechia
Músico: Abuhul Júnior
Tempo de duração : 55 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Valor: R$30,00 inteira e R$15,00 meia entrada
Ingressos na bilheteria do CCBB e no site bb.com.br/cultura (em breve)