Em curta temporada no CCBB SP, estreia no dia 25 de janeiro, às 18h30, o espetáculo “Uma Mulher Vestida de Sol”, peça inédita de Ariano Suassuna.
A peça da Cia Vúrdon de Teatro Itinerante tem direção de Fernando Neves e trata-se de um drama que retrata as disputas de terras em uma trama familiar de amor e sangue. Essa obra trágico-lúdica de Suassuna apresenta uma estética sertaneja que se une ao romanceiro ibérico.
“Uma Mulher Vestida de Sol” traz uma atmosfera épica de amor e violência, permeada por elementos como sede de sangue, palavra de honra, amor e assédio paterno nas exatas medidas dramáticas e trágicas. Não realista, parte de um drama humano para falar da grande tragédia coletiva do sertão: a luta do homem com a terra queimada de sol. Disputas por terra, briga de famílias, feminicídio e ameaças de morte são temas latentes na peça.
Uma cerca que divide duas propriedades é o epicentro do conflito. De um lado, Joaquim Maranhão (Guryva Portela), violento e sanguinário, fazendeiro, criador de gado e pai de Rosa (Bruna Recchia); do outro, Antônio Rodrigues (Marcello Boffat), agricultor pacífico e pai de Francisco. Como pano de fundo, a história do amor impossível entre os primos Rosa e Francisco (Jorge de Paula) que deveriam ser inimigos, mas se apaixonam profundamente.
O universo imaginoso dessa tragédia sertaneja conta com telões “armoriais” pintados por Manuel Dantas Suassuna (filho de Ariano), cenografia de Guryva Portela, figurino e visagismo de Leopoldo Pacheco e Carol Badra e trilha sonora original, incluindo os arranjos de canto, em criação assinada por Renata Rosa. No elenco, Guryva Portela, Marcello Boffat, Jorge de Paula, Bruna Recchia, Kátia Daher, William Amaral e Carlos Ataíde.
“Uma Mulher Vestida de Sol” é um texto importante não só pelos valores próprios, mas também por ser a primeira grande tragédia produzida no Nordeste, ainda inédita nos palcos brasileiros. Escrita em 1947, para um concurso promovido pelo Teatro do Estudante de Pernambuco, e classificada em primeiro lugar, deu início também à carreira de autor teatral de Ariano Suassuna.
A peça fica em cartaz de quarta a domingo até o dia 12 de fevereiro.
Serviço
Uma Mulher Vestida de Sol
Estreia: 25 de janeiro – quarta, às 18h30
Temporada: 25 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023
Horários: Quarta a sexta, às 18h30 | Sábados e domingos, às 17h.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo | Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico. São Paulo/SP
Classificação: 14 anos. Duração: 1h40. Gênero: Drama.
Ingressos: 15,00 (valor único) – Na bilheteria do CCBB e no site bb.com.br/cultura