CCSP recebe “Guará Vermelha”, da Cia. do Tijolo

Foto: Alécio César

A Cia. do Tijolo está em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP) com o espetáculo “Guará Vermelha”, uma adaptação teatral do romance “O Voo da Guará Vermelha”, de Maria Valéria Rezende, que homenageia os professores brasileiros. A peça fica em cartaz até o dia 31 de março, com apresentações sempre de quinta-feira a sábado às 19h, e domingo às 18h.

A peça narra uma experiência educacional de um trabalhador que é alfabetizado por uma prostituta que se encontra à beira da morte. Seu nome é Rosálio. É pedreiro e contador de histórias. Ele conta para ela suas muitas histórias, enquanto ela o ensina a registrá-las no papel. Esperar a próxima história faz com que ela, Irene, afaste a morte para e depois. O amor, a política e a vida em comunidade estão tão emaranhados nessa experiência, que o ato de ensinar e aprender se apresenta em seu aspecto mais vital e humano: ensinar e aprender para não morrer de fome, para não morrer de doença, para não morrer de esquecimento. 

Sobre a aspereza de uma lona de caminhão, com carrinhos de mão, pedras, pás e peneiras como ferramentas de trabalho, os artistas, atuando como músicos, atores e dançarinos, narram e entoam a história de um encontro, criando um momento de delicadeza por meio da dança, da música e da poesia.

Com direção de Dinho Lima Flor, “Guará Vermelha”, a partir do olhar da escritora e educadora popular Maria Valéria Rezende, aborda Paulo Freire, Antônio Cândido, Nêgo Bispo, Abdias do Nascimento, Lourdes Barreto, Ivone Gebara, Margarida Maria Alves, Conceição Evaristo e outros estudiosos que acreditam na prática de uma educação libertadora, capaz de transformar as estruturas desse mundo, convocando a capacidade de construção coletiva da alegria.

Ficha Técnica 

Direção geral – Dinho Lima Flor. Direção musical – William Guedes. Direção de produção –  Suelen Garcez. Concepção do projeto – Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante e Karen Menatti. Elenco: Atuadores – Karen Menatti, Rodrigo Mercadante, Odilia Nunes, Thaís Pimpão, Vera Lamy, Artur Mattar, Lucas Vedovoto, Mayara Baptista, Ana Maria Carvalho, Danilo Nonato, Dinho Lima Flor. Musicistas – Jonathan Silva, Maurício Damasceno, Marcos Coin, Nanda Guedes, Leandro Goulart. Boneca gigante: Victor Mourão. Dramaturgia: Fabiana Vasconcelos e Cia do Tijolo. Composições originais: Jonathan Silva, Leandro Medina, William Guedes e Nanda Guedes. Iluminadora: Laiza Menegassi. Técnico de Luz: Rafael Araújo. Técnicos de Som: Leandro Simões e Gabriel Milani. Figurino: Silvana Marcondes e Cia do Tijolo. Assistente de Figurino: Carol Petrucci. Cenário: Andreas Guimarães e Cia do Tijolo. Cenotécnico: Douglas Vendramini. Orientação de movimento: Gabriel Küster. Design gráfico: Fábio Viana. Fotos: Alécio César. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Assistente de produção: Tatiane Garcez. Contrarregragem: João Bertolai e Douglas Vendramini.

Serviço

Guará Vermelha

Temporada: até 31 de março

Horário: quinta-feira a sábado às 19h, domingo às 18h

Onde: Centro Cultural São Paulo – Espaço Cênico Ademar Guerra | Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo/SP

Ingressos: a partir de R$20,00 | Compre online | Os ingressos podem ser reservados online através do link ou presencialmente na bilheteria física no CCSP. A retirada acontece enquanto houver cota de ingresso e as programações estão sujeitas a lotação. Funcionamento da bilheteria presencial: Terça a sábado, 13h às 22h / Domingo e feriados, das 12h às 21h

Duração: 180 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Veja também