Para comemorar o Dia das Crianças, o Centro Cultural Fiesp terá muita música, teatro, cinema e arte para os pequenos na quarta-feira, 12.
Com ingressos gratuitos, a programação vai das cantigas infantis de Vinicius de Moraes e Chico Buarque ao teatro de palhaços. As atrações prometem agradar todas as faixas etárias. Confira:
Cria_experiêcias de invenção
Exposição | Livre | CCF – Espaço de Exposições – das 10h às 20h – evento livre sem reservas
Dedicada ao público infantil, a exposição coletiva “CRIA: experiências de invenção”, sob curadoria de Marconi Drummond, apresenta um agrupamento de obras alicerçadas em práticas coparticipativas e sensoriais e reúne artistas e manifestações culturais concebidas com distintas linguagens e múltiplos meios (videoinstalação, máquinas sonoras, narrativas gráficas, fotografia, jogos tradicionais, tipografia, traquitanas, poesia visual). Ao proporcionar às crianças um alargamento dos modos de ler, pensar, imaginar, ver e apreender o mundo, de forma atenta e crítica, o programa expositivo busca ampliar a percepção da arte contemporânea voltada para o público infantil. Concebida como uma grande instalação coletiva, CRIA propõe vizinhanças, conexões e aproximações entre as obras e o diverso público.
Entre, Por Favor
Exposição ao ar livre | Livre | CCF – Esplanada – das 10h às 20h – evento livre sem reservas
A ocupação faz um convite à aproximação, onde a palavra “entre” pode ser interpretada como conjugação do verbo entrar, ou como preposição que nos coloca entre tempos e espaços de convivência. Por meio de uma composição em desenho contemporâneo abstrato, realizado com pincel de sumiê, o artista cria uma composição que pode ser vista à distância, mas que exige a aproximação para enxergar os detalhes. Desenhada linha a linha, a obra é rica em nuances e desafia a lógica temporal, e nos faz refletir sobre o ritmo acelerado em que vivemos, em um convite para que olhemos para dentro de nós.
Corpo da Obra
Exposição | Livre | CCF – Galeria de Fotos – das 10h às 20h – evento livre sem reservas
A exposição apresenta um recorte da produção da artista Celina Portella dos últimos anos. Em seu trabalho, a artista utiliza diversos suportes e linguagens, dialogando com as múltiplas possibilidades da fotografia contemporânea. Tendo seu próprio corpo como fio condutor, Celina transcende os limites impostos pela impressão fotográfica, levando o espectador para dentro e fora de sua obra, numa dança entre realidade e ficção; corpo e virtualidade. A mostra contempla projeções, videoinstalações, fotopinturas e foto-objetos, trazendo um universo lúdico e em constante movimento.
Carlos Navas: Show Chico e Vinícius para Crianças
Música | 60 min | Livre | CCF – Teatro do SESI – das 14h às 15h – Reservar Ingresso
Neste musical, Carlos Navas apresenta um passeio lúdico pela beleza das canções do Poetinha Vinícius de Moraes eternizadas na série “Arca de Noé”, dos anos 80, e pela obra que Chico Buarque dedicou às crianças. Cantando para os pequenos, já foi visto em palco por mais de 300 mil pessoas desde sua estreia, em 2004. Clássicos como “A Casa”, “O Pato”, “Ciranda da Bailarina” e “História de Uma Gata” são alguns dos pontos altos deste espetáculo alegre e interativo. Participação de um violonista.
Banho de Canto
Performance Interativa | 120 min | Livre | CCF – Espaço de Exposições – das 14h às 16h – Reservar Ingresso
Banho de Canto é uma obra-oficina ativada em coparticipação com o público. Trata-se de um banho sonoro constituído de muitas vozes e múltiplas sonoridades. A presença de um participante no centro da obra inspira o grupo em torno a cantar e tocar, desenhando movimentos circulares. Aquele que está tomando o banho de canto dinamiza o som e é envolvido nas sonoridades dos outros. Semelhante à atmosfera de uma festa popular, uma ciranda, “Banho de Canto” acolhe a experiência da coletividade, facilitando uma experiência de integração entre as pessoas e de cada um consigo.
Xinfrim
Teatro | 60 min | Livre | CCF – Esplanada – das 16h15 às 17h15 – evento livre sem reservas
Depois de viajar um ano e percorrer treze estados brasileiros, essa trupe mambembe vem através deste espetáculo contar histórias que viveu no decorrer das suas andanças. Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio das linguagens circense, da música e do palhaço, eles mostram um pouco da bagagem que acumularam pelos caminhos, compartilhando de forma poética e divertida essas experiências com o público.
Down Quixote, o Filme
Exibição de Cinema | 100 min | Livre | CCF – Teatro do SESI SP – das 17h às 18h40 – Reservar Ingresso
O longa-metragem nacional foi adaptado do clássico Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, escrito e dirigido por Leonardo Cortez, com elenco formado exclusivamente por atores com Síndrome de Down. No filme, a clássica história do cavaleiro andante é recriada na imaginação de Diogo, um ator que, confinado em Tiradentes-MG por conta da pandemia, preenche seus dias decorando uma adaptação teatral de Dom Quixote. A história se desenvolve com os atores do grupo de Diogo assumindo todos os personagens ao mesmo tempo em que as paisagens da cidade histórica se transformam nos cenários da trama com elementos teatrais invadindo a narrativa, o que confere ao filme uma identidade poética singular.
O Centro Cultural Fiesp fica na Av. Paulista, 1313.