#CineCiência exibe “Os piratas do vale do silício” nesta quarta

Imagem de reprodução

 

Para encerrar 2022, o #CineCiência, do MIS, exibe hoje, 13, um clássico da história da tecnologia, “Os piratas do vale do silício”, filme feito para a televisão, pela TNT, escrito e dirigido por Martyn Burke. 

O filme é baseado no livro “Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer”, de Paul Freiberger e Michael Swaine, e oferece uma versão dramatizada do nascimento da era da informática doméstica, desde o primeiro PC, através da histórica rivalidade entre a Apple Inc. e seu Macintosh e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 da empresa MITS, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows. 

No debate, que se debruça sobre os primórdios do computador pessoal, a batalha entre Apple e Microsoft e reflete o futuro da informática, participam o especialista em tecnologias digitais W. Gabriel e o doutor em educação matemática Daniel Couto Gatti. A conversa é mediada pelo coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb.

O #CineCiência tem entrada gratuita e acontece online através do YouTube a partir das 20h.  

 

Sobre os participantes

Gabriel é mestre em administração, especialista em tecnologias digitais e educação, consultor empresarial em negócios online e omnichannel e professor nas áreas de tecnologia e marketing e educação digital. É formado pela Universidade Federal do Ceará, com imersão no Vale do Silício, certificações em tecnologia e gestão de projetos e atuação na América Latina.

Daniel Couto Gatti é doutor em Educação Matemática pela PUC-SP (2009), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2002) e graduado em Ciência da Computação pela PUC-SP (1995). Atualmente é professor da PUC-SP e Anhanguera. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: computação, processo de desenvolvimento, modelagem de software e redes de computadores. Coordenou o curso de Ciência da Computação da PUC-SP (2007-2011). Foi Chefe do Departamento de Computação da PUC-SP (2011-2013). Atualmente, ocupa o cargo de Diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP. Pesquisador no Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. 

 

Sobre o mediador 

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Diretor e membro do Conselho da EDUC (Editora da PUC) e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP. É também Diretor de Cultura Judaica da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo e diretor do KKL Brasil. É membro do Conselho Deliberativo da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, coordenador do projeto #Rede MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. É também Membro Honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil; bibliotecas públicas, políticas públicas de promoção do livro e da leitura, judaísmo, cinema, e elaboração, produção, viabilização e implantação de projetos e eventos culturais, e gestão de presença em redes sociais. 

 

Serviço

#CineCiência | Piratas do Vale do Silício

Quando: 13 de dezembro

Horário: 20h

Onde: online através do YouTube

Veja também