“Bola de sebo” (1934), dirigido por Mikhail Romm, é o filme escolhido para a edição de outubro do Cinematographo do Museu da Imagem e do Som (MIS), com sessão neste domingo, 29, às 15h.
Inspirado na atmosfera das primeiras sessões de cinema, o Cinematographo é um programa do MIS que convida, a cada edição, uma banda ou músicos para realizar a sonorização ao vivo de um filme.
A exibição desta edição contará com trilha sonora executada ao vivo por Anselmo Mancini (piano e sintetizadores); Catarina Rossi (viola e rabeca); e Maria Emília Paredes (violino). A música, composta por Mancini especialmente para essa performance, possui influências que vão de Villa-Lobos a Philip Glass, e é inspirada, também, por sonoridades eletrônicas, contemporâneas e neoclássicas, como as de Max Richter.
Sobre o filme
Bola de sebo (dir. Mikhail Romm, Rússia, 1934, 70 min, 14 anos)
Baseado no conto homônimo de Guy de Maupassant, o longa conta a história de uma prostituta viaja em um trem através de uma França ocupada pelo exército prussiano, com um grupo clandestino de cidadãos franceses: o comerciante apressado, a mulher chata, os democratas convencidos, e as freiras perseguidoras. De acordo com as conveniências, ambos trocarão o desprezo à “mulher imoral” por adulações e manipulações mal disfarçadas, baseadas em razões “patrióticas”, religiosas e filosóficas, coroadas pela ulterior traição.
Serviço
Cinematographo | Bola de sebo
Quando: domingo, 29 de outubro
Horário: 15h
Onde: Auditório MIS | Av. Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo/SP
Ingressos: a partir de R$ 15 | Compre aqui
Classificação indicativa: 14 anos