CineSesc exibe “Here” com exclusividade

Filme “Here” é destaque na programação/Foto: Reprodução

Até o dia 15 de maio o público poderá conferir a programação especial do CineSesc, que exibe com exclusividade o filme belga “Here”, de Bas Devos. Além disso, também estão em cartaz o premiado italiano “La Chimera”, o documentário brasileiro “Veríssimo” e no Cineclubinho o longa nacional “Menino Maluquinho”.

O filme belga “Here” conta a história de um imigrante romeno, trabalhador da construção civil, que conhece uma garota que estuda musgos e se encanta pelo olhar do mundo quase invisível que ela tem. “Here” ganhou o prêmio principal da seção Encontros do Festival de Berlim de 2023 e foi escolhido o melhor filme dessa mostra pelo júri da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema).

Já “Veríssimo”, documentário de Angelo Defanti, acompanha a chegada dos 80 anos do escritor Luis Fernando Veríssimo, um humorista que é, ao mesmo tempo, engraçado e sério, leve e profundo.

O premiado “La Chimera”, dirigido por Alice Rohrwacher, explora a busca por desejos difíceis de serem alcançados. Nessa narrativa, os destinos de uma gangue de ladrões de antiguidades e de um homem em busca de uma mulher desaparecida se entrelaçam, tecendo uma trama complexa de encontros e desafios. O longa foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes e eleito pelo público como Melhor Filme Estrangeiro na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em 2023.

O CineClubinho, com programação dedicada às crianças, exibe o longa “Menino Maluquinho – O Filme”, de Helvécio Ratton, inspirado na famosa obra do cartunista Ziraldo. O filme é antecedido pela apresentação do programa “O MENOR TEATRO D’ILHABELA” da Cia. Óia o Tamanho de Mim, no saguão do CineSesc, com entrada gratuita.

Além dos filmes em cartaz, estão abertas as inscrições para o curso online gratuito “O Cinema Queer e o Horror: monstruosidades como metáfora LGBTQIA+”, com Bruno Carmelo. Com o avanço dos cultural and gender studies, os monstros, assombrações, psicopatas e demais perigos passaram a ser interpretados pelos teóricos enquanto representações do outro, da diferença. Desse modo, o curso visa analisar estas aproximações como a figura que surge das florestas para atacar a família heteronormativa ou o fantasma que perturba o sono do casal perfeito.

Programação

Veríssimo

Dir.: Angelo Defanti | Brasil | 2024 | 87 min | Documentário | Livre

Até 11/05 e 13 a 15/05, às 15h30

O documentário Verissimo observa Luis Fernando Verissimo enquanto Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos, apresentando o seu feitio por ficar vendo, ouvindo, prestando atenção para mais tarde devolver tudo em forma de crônicas antológicas. Um humorista que é, ao mesmo tempo, engraçado e sério, leve e profundo.

Here – EXCLUSIVO

Dir.: Bas Devos | Bélgica | 2023 | 82 min | Ficção | 10 anos | Legendado

Até 15/05, às 18h30

Stefan é um imigrante romeno que trabalha em Bruxelas na construção civil. Ele está indo passar as férias de verão em casa, no seu país, mas não sabe se volta. Se planejando para partir, ele prepara uma grande panela de sopa com os legumes da sua geladeira e leva como um presente de despedida para amigos e familiares. Em um pequeno restaurante chinês ele conhece uma jovem belga-chinesa que trabalha ali enquanto prepara um doutorado sobre musgos. A atenção dela para o mundo do quase invisível o detém em seu caminho. Em um processo de respeito completo ao tempo e ao presente, Stefan e Shuxiu nos conduzem com tranquilidade e encanto no universo da natureza.

La Chimera

Dir.: Alice Rohrwacher | Itália, França, Suíça | 2023 | 130 min | Ficção | 16 anos | Legendado

Até 15/05, às 20h30

Todos têm sua própria Quimera, algo que buscam, mas nunca conseguem encontrar. Para uma gangue de ladrões de antigos objetos funerários e maravilhas arqueológicas, a Quimera significa o desejo pelo dinheiro fácil. Para Arthur, a Quimera se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um mitológico caminho para a vida após a morte. Numa jornada entre vivos e mortos, entre florestas e cidades, entre celebrações e solidão, desenrolam-se os destinos entrelaçados desses personagens, todos à procura da Quimera.

> Sessão acessível via Mobi Load com audiodescrição, legendas descritivas e Libras. 

Cineclubinho: Menino Maluquinho – O Filme

Domingo, 12/05, às 15h

Dir.: Helvécio Ratton | Brasil | 1995 | 100 min | Ficção | 12 anos

No final dos anos 1960, o Menino Maluquinho é um garoto normal, feliz e bem cuidado por sua família que, enquanto aproveita a infância brincando na rua com a turma, observa o mundo que o cerca e aprende a lidar com a vida.

Sessão antecedida pela intervenção: O MENOR TEATRO D’ILHABELA, com Cia. Óia o Tamanho de Mim

Domingo, 12/05, às 14h. Grátis no foyer.

Através do Teatro Lambe-Lambe, que é um estilo teatral genuinamente brasileiro, o projeto da Cia. Óia o Tamanho de Mim consiste em levar o teatro de pequeno formato para um espectador por vez, por meio de dois espetáculos de curta duração com a temática que revela pequenos fragmentos do cotidiano da cultura caiçara, suas práticas e modos de sobrevivência em meio a natureza. Os espetáculos são apresentados em duas caixas cênicas de dimensões reduzidas (mini teatros), estruturadas na garupa de duas bicicletas, revelando seu caráter cênico itinerante, valorizando um aspecto presente na vida da população do litoral e seu histórico modo de locomoção na terra que se dá através da bicicleta, ressaltando a potencialidade e difusão da linguagem do teatro de bonecos e miniaturas como meio artístico de promover um encontro do público com a linguagem teatral de manipulação, demonstrando sua facilidade de locomoção, montagem e apresentação. Serão apresentados os espetáculos “O CANOEIRO” (4min) e A JAGUATIRICA (5min).

Serviço

CineSesc

Onde: Rua Augusta, 2075, São Paulo/SP

Ingressos: sescsp.org.br/cinesesc

Veja também