COLETIVA DA 43ª MIC SP

De Tarcílio de Souza Barros

A coletiva de Imprensa para a 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi realizada no dia 05 de outubro, na moderna sala do Espaço Itáu de Cinema Augusta, com a presença dos patrocinadores e a diretora do evento Renata de Almeida para uma platéia de jornalistas brasileiros e estrangeiros.

Após pronunciamentos dos representantes dos “Sponsors”, Renata de Almeida fez uma brilhante digressão sobre o panorama da Mostra de Cinema deste ano, que contará com as mais significativas películas da mais recente safra contando com filmes premiados nas mostras oficiais realizados em vários países do mundo.

Renata disse ainda que o problema da Mostra é a sustentação econômica, pois o custo ascende a cada ano. Contando com parceiros fiéis, como Itaú Cultural, Sabesp, SPCine, Sesc e CPFL conseguiram equilibrar o ‘budget’ e a Mostra floresce em todo seu esplendor, com 300 filmes para uma legião de cinéfilos. O cartaz e vinheta desse ano são de autoria de Nina Pandolfo, conhecida pintora paulistana.

Terminada a coletiva, foi exibido o curta Nimic, de Yorgos Lanthimos — diretor grego nascido em 1973, já conhecido da mostra. Ano passado na 42ª MIC, foi exibido o filme ‘Favorita’, de sua autoria (vencedor de um Oscar). Conta a história de um violoncelista profissional que encontra um estranho no metrô. Exposição de duplicidade de seres. Incomunicabilidade, distanciamento do homem que se abstrai de ver o que passa à sua volta.

Em seguida, foi projetado em primeira mão o filme Parasita (Parasite), do coreano Bong Joon-Ho — nascido em Daegu, na Coréia do Sul em 1969. Diretor muito conhecido na mostra com vários filmes projetados anteriormente, entre eles o encantador Okja (2017). O filme narra o ‘plot’ de um família bastante unida, mas precisa conviver com o desemprego e com um futuro sombrio. Os personagens dotados de dupla personalidade mediante artifícios conquistam a confiança de pessoas para obterem a colocação de empregos e ganhos fáceis se intitulando ser profissionais idôneos, quando na verdade não passam de meros parasitas sociais. Este filme ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes e foi indicado pela Coréia do Sul para a vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro.

Serviço:

  • Nimic
  • Dir./Rot. Yorgos Lanthimos
  • Alem./Reino Unido/USA – 2019 – 12m. – Ficção
  • Avaliação: Muito Bom
  • Parasita (Parasite)
  • Dir./Rot. de Bong Joon-Ho
  • Coréia do Sul/ 2019 – 131m. – Ficção
  • Avaliação: Excelente

Locais das exibições, endereços e títulos dos filmes contatar: site:www.mostra.org

43a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

São Paulo International Film Festival

Veja também