ColetivA estreia novo espetáculo no Sesc Avenida Paulista

Foto: Matheus José Maria

Com temporada entre 3 a 15 de novembro, a coletivA ocupação estreia o espetáculo “Erupção – O Levante Ainda Não Terminou” no Sesc Avenida Paulista. O espetáculo reúne dança, música e artes visuais e apresenta corpos em revolta buscando formas de lidar com o mundo atual.

Quem dirige os 20 artistas em cena é Martha Kiss Perrone, que também divide a dramaturgia com a Frente de Dramaturgia coletivA, Ícaro Pio e Lilith Cristina.

A narrativa do espetáculo é uma ficção científica onde o presente, o passado, o futuro e as forças ancestrais estão em cena, propondo um trânsito diaspórico de cada corpo-memória dos performers para atravessar o tempo, convocando forças, lutas e produção de vidas ligadas às ancestralidades que constituem o corpo coletivA.

O grupo estreia temporada na capital paulista depois de fazer algumas pré-estreias – como a apresentação na 6.ª edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas), uma participação na celebração de nove anos da festa Mamba Negra e na FarOFFa em São Paulo.

As apresentações acontecem de quintas a sábado, às 19h30 e domingos, às 17h30. Os ingressos começam a ser vendidos no sistema online do Sesc a partir de 25 de outubro, terça, às 12h e nas bilheterias das unidades Sesc SP a partir de 26 de outubro, quarta, às 17h, e custam de R$ 9 a R$ 30.

 

Sinopse

A coletivA ocupação cria em seu segundo espetáculo uma coreografia do impossível, uma cena de Festa e Guerra, que parte da imagem que nos atravessa: O que é o fim de mundo para mundos que já terminaram há muito tempo ?

16 performers se transfiguram ao longo da peça em seres de diferentes cosmologias, modificam o seu corpo para se transmutar para outros mundos. A dança coletivA nasce da investigação do corpo que carrega uma rememoração, as palavras são redistribuídas a partir de suas memórias ancestrais, que provocam uma presentificação, um levante de mortos.

A erupção é o que temos em comum, corpos que se rebelam, se espiralam, nos tremores da experiência da colonialidade em um contexto de luta entre passado, presente e futuro. A Retomada da cena. A retomada da terra. ColetivA

 

Serviço

Erupção – O Levante Ainda Não Terminou

Quando: De 3 a 15 de novembro de 2022. Quinta a sábado, às 19h30 e domingos, às 17h30.

* Sessão extra no sábado, 12/11, às 16h30.

Onde: Praça do Sesc Avenida Paulista – Térreo | Avenida Paulista, 119, São Paulo-SP

Classificação etária: 12 anos

Veja também