Crítica: encantador concerto com a mezzo-soprano Isabel Leonard foi sucesso na Sala São Paulo

Foto: Dario Acosta

Por Tarcilio de Souza Barros

No palco da Sala São Paulo se apresentou ao público a mezzo-soprano Isabel Leonard, vestindo um belíssimo vestido longo, em cores branco e preto, com lantejoulas e decote nas costas. Com porte elegante e gestual atraente, de imediato causou empatia com o público.

Acompanhada pela Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, sob regência do maestro Constantine Orbelian, num programa que predominaram composições de Manuel de Falla, como El Amor Brujo na dança RItual del Fuego, seguido com sete graciosas canções populares espanholas do mesmo autor. Ainda ouvimos a Abertura de Carmen, de George Bizet. Isabel Leonard no canto lírico interpretou da Ópera Carmen uma Habanera e uma Seguidilla.

Isabel Leonard, num programa lírico diversificado, corroborou ser uma das mais destacadas cantoras da atualidade. Voz clara, dicção das letras nas arias nítidas e respiração equilibrada nas passagens musicais. Admiráveis agudos e extensivos baixos compõem a perfeita vocalização da fabulosa mezzo-soprano.

Na versão dramática de  Werther em Air de Letress, de Jules Massenet, que conta a perda de sua amada para um rival, Isabel Leonard interpreta essa passagem dolorosa com perfeição facial e gestos dramáticos exibindo a dor do jovem Werther.

Ao final do recital, acompanhada da orquestra, ela cantou a popular canção de Agustín Lara Granada, levando o público ao delírio. Sob demorados aplausos dos espectadores em pé, deu dois bis, entre eles Somewhere da Ópera West Side Story, de Leonard Bernstein.

Serviço

Mozarteum: Isabel Leonard

Concerto realizado na sala São Paulo, no último dia 27 de junho

Avaliação: Excelente

Próxima Atração

Mozarteum: Wiener Kammersymphonie

Quando: 29 de agosto, terça-feira

Horário: 21h

Onde: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, n.º 16, Campos Elíseos, São Paulo/SPIngressos: a partir de R$ 30 | Compre online

Veja também