Por Tarcilio de Souza Barros
Morente Forte Comunicações é uma empresa especializada na criação de grandes espetáculos teatrais desde o ano de 1985. Desde então tem encenado espetaculares peças dramáticas, monólogos e musicais na esfera da cultura brasileira.
Recentemente estreou no Teatro Liberdade o musical “O Túnel do Amor”, espetáculo baseado na obra literária “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo, com ideia original de Eliséte Martins, texto e direção de Marcelo Marra.
Ambientado em 1958 na cidade de Santos, o espetáculo trás de volta toda atmosfera romântica dos anos 50 e relembra canções imortalizadas por Celly Campello como “Estúpido Cúpido”, “Banho de Lua” e “Lacinho Cor de Rosa”, que foram executadas dia e noite nas rádios da época.
Toda essa visão de época na peça atual se dá pela interpretação de 20 atores conduzidos pela direção de Marcello Marra, direção musical e arranjos de Miguel Briamonte e coreografias e direção de movimentos de Vanessa Costa, que conduziram os jovens atores em longo laboratório para o sucesso final que vemos em cena.
Foi escolhido para a encenação o moderno Teatro Liberdade, que conta com uma enorme sala, confortáveis poltronas e palco visível.
Abrindo o espetáculo, a cena mostra um cenário de uma praia santista com suas palmeiras e ondas quebrando na areia. O espectador vai conhecer a história da jovem cantora Celly Campello, que tinha o estilo juvenil do canto de Rita Pavone, cantora que fazia sucesso na Itália entre a juventude local.
Eram os tempos que os jovens namoravam sob olhares dos pais, tios, e avós zelosos. Haviam os bailes escolares dos domingos à tarde quando o jovem convidava a namorada para dançar de rosto coladinho, como viam nos filmes de Fred Astaire e Ginger Rogers no “Check to Check” rodados nos anos 30 pelos estúdios da RKO em Hollywood.
Com dicção clara através de texto humorado, a peça se mostrou atraente e leve ao espectador. O musical “O Túnel do Amor” é uma produção deslumbrante, estando ao nível dos grandes espetáculos da Broadway, tem vivência, profunda sinceridade e perfeita sincronicidade na utilização dos recursos de sustentação do espetáculo.
Com essa sustentação de alta categoria, mormente na direção dos atores, nos belíssimos figurinos, na criatividade da incidência de luz sob o cenário, a peça teatral se mostrou o espetáculo mais cativante do ano até o momento.
Ao final da peça, longos aplausos e ovação do público perdurou por um longo tempo na linda sala do Teatro Liberdade.
Serviço
Peça teatral: O Túnel do Amor – Os Bons Tempos Estão de Volta
Onde: Teatro Liberdade | Rua São Joaquim, 129, São Paulo/SP
Quando: quintas e sextas-feiras às 21h, sábados às 16h, domingos às 15h e 20h.
Avaliação: EXCELENTE