Estreia nesta sexta-feira, 25, no Museu Afro Brasil, a mostra “Esse Extraordinário Mário de Andrade”, uma homenagem ao aniversário de morte do artista e uma comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna. E quem for visitar a exposição entre os dias 25 e 27 contará com entrada gratuita.
Com curadoria do diretor-geral, Emanoel Araujo, a mostra traz diferentes aspectos da atuação de Mário de Andrade, como poeta, cronista, romancista e pesquisador, além de crítico de arte e de literatura, musicólogo e fotógrafo. Um dos destaques da exposição é a “Missão de Pesquisas Folclóricas” idealizada pelo modernista e suas diversas viagens para investigar as manifestações culturais presentes em diferentes regiões do Brasil.
“A exposição é uma imersão na visão mais profunda de Mário sobre a arte brasileira, apresentando as composições musicais do poeta, sua produção literária, a Missão Folclórica, suas pesquisas sobre a escultura brasileira, sobre Aleijadinho e Padre Jesuíno de Monte Carmelo”, diz Emanoel Araújo. “Traz ainda obras dos artistas Brecheret, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, as aquarelas de Cícero Dias, as ilustrações de Carybé para Macunaíma e os painéis sobre o mesmo tema da azulejaria Osirate, com execução de Mario Zanini”.
Na mesma data, o museu abre outras três exposições: “Os Artistas da Academia”, “Os Artistas Modernistas” e “A Volta do Baile da SPAM de Lasar Segall”. A primeira destaca um grupo de artistas acadêmicos brasileiros, chamados de “passadistas” pelos artistas modernistas. Já a segunda mostra faz a conexão entre a trajetória de Mário de Andrade e os artistas modernistas brasileiros, integrando a programação comemorativa do Centenário da Semana de 1922. “A Volta do Baile da SPAM de Lasar Segall” propõe um revival, no qual serão apresentadas obras de autoria de Segall em uma cenografia que remete produzida pelo artista para os bailes da Sociedade Pró-Arte Moderna, no início da década de 1930. A exposição terá contribuições de dois artistas contemporâneos da arte de rua, com a criação de totens de quatro metros cada um, numa proposta de revisita à obra de Segall, além de uma projeção de grandes dimensões no espaço.
Serviço
“Esse Extraordinário Mário de Andrade”, “Os Artistas da Academia”, “Os Artistas Modernistas” e “A Volta do Baile da SPAM”
Abertura: 25 de fevereiro, às 12h
Visitação: de 25/2 a 30/6 de 2022
Entrada gratuita de 25 a 27/2
Horário: das 10h às 17h (permanência até as 18h)
Local: Museu Afro Brasil
Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10 (Estacionamento pelo Portão 3)
Ingressos: R$ 15 (meia-entrada R$ 7,50) / Entrada gratuita às quartas-feiras