Exposição inédita de Maureen Bisilliat estreia no Memorial da América Latina

Imagem de divulgação

Neste sábado, 30, estreia a exposição inédita de Maureen Bisilliat no Memorial da América Latina. A mostra “No escuro, é permitido sorrir” ficará no espaço Gabo, ao lado do Pavilhão da Criatividade. 

“No escuro, é permitido sorrir” conta  com imagens extraídas dos filmes “Andanças” e “Jequitinhonha: a Última Viagem”. Os vídeos registram as viagens que a artista e seu companheiro Jacques Bisilliat fizeram por países latino-americanos e pela região do Vale do Jequitinhonha em Minas. 

Para Darcy Ribeiro, parceiro de Oscar Niemeyer na concepção e realização do Memorial da América Latina, o Pavilhão da Criatividade seria o lugar no qual as culturas dos povos tradicionais seriam representadas, permitindo a seus herdeiros que se reconhecessem nelas. Com essa missão em mente, Maureen Bisilliat e seu companheiro Jacques Bisilliat partiram para suas andanças. 

Maureen e Jacques Bisilliat  visitaram  México, Guatemala, Peru e Equador, países das antigas civilizações Maias, Incas e Astecas, e ao longo de dois meses tiveram contato com culturas vivas e em constante transformação, coletando objetos sagrados e profanos. O objetivo era compor um conjunto de itens representativos de cada país e de regiões do Brasil, que viriam a constituir o acervo do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro. 

Fotos dos artesãos do filme “Jequitinhonha: a Última Viagem”, também integram a mostra. Na região conhecida pela riqueza de seu artesanato, especialmente as bonecas de barro, a artista entrou em contato com os artesãos do vale, além de trazer peças icônicas da cultura local. 

Para Maureen, “a produção do vale, ao invés de ter sucumbido à automaticidade sofrida por lugares mais expostos ao fluxo turístico, surpreende pela vitalidade constantemente renovada de suas criações”. 

A mostra também reúne frases de escritores e personalidades relevantes da  história latino-americana. Para a artista, dar destaque à palavra em uma exposição de imagens é fundamental, “especialmente pelo momento que estamos vivendo, de escuridão, incerteza”, conclui a artista.  

Serviço 

No escuro, é permitido sorrir

Exposição de Maureen Bisilliat

A partir de 30 de abril

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 17h

Memorial da América Latina

Espaço Gabo – Praça da Sombra  acesso pelos portões 8, 9 e 13

Grátis 

Veja também