O MIS recebe a 33ª edição do Festival Curta Cinema nos dias 26 e 27 de abril, que exibirá gratuitamente 150 produções de 32 países diferentes, divididos entre mostras competitivas e programas especiais.
Desde 1991, o Festival Curta Cinema é um espaço de fomento e promoção das produções de curta duração, apresentando filmes de diferentes países, além de valorizar as produções nacionais.
Confira abaixo a programação.
26 de abril, sexta-feira | 17h
Programa Manifest
Filmes dirigidos e protagonizados por mulheres. Uma parceria com a Embaixada da França no Brasil.
47 pouces
(dir. Pascale Mompez, Brasil/França, 2023, 21 min)
Certa noite, Zélie, uma menina de sete anos, vê o pai voltando para casa com a jovem tia Clara. Clara está triste, não sai do quarto e usa bandagens nos pulsos. Diante do mistério dessa porta fechada, Zélie entende que, para tirar a tia da melancolia, basta ajudá-la a dissipar as nuvens em sua cabeça.
She is Oh Oh
(dir. Léa Reguillot, França, 2023, 8 min)
Sofia é sociável, bilíngue, vulgar, parisiense, D.I.S.C.O. A garota sonha com uma realidade que mais se assemelhe a ela: mais divertida e mais poética. Os videntes não podem lhe dizer o que seu futuro reserva, apenas seu aplicativo de monitoramento de bitcoin pode, e sua determinação inabalável de um dia enfrentar Jean-Claude Van Damme, seu ídolo.
Dolce casa
(dir. Stéphanie Halfon, França, 2023, 22 min)
Maggy, 63 anos, está sozinha em uma casa grande e luxuosa. Durante todo o dia, ela embala caixas. Finalmente chegou a hora de ir embora e sair de sua jaula dourada, onde viveu durante anos sob o jugo do ex-marido, aquele que lhe prometera a “dolce vita” e que era dono da sua vida como era dono das paredes da casa. Hoje os filhos estão crescidos e Maggy recebeu ordem judicial para sair do imóvel. Ela não trabalhou, ela não tem direito a nada.
Os príncipes
(dir. Camille Hamet, França, 2023, 21 min)
Uma jovem apaixonada pelo remo entra para uma equipe de prestígio como timoneira, poucas semanas antes de uma importante competição, e logo fica fascinada pelos remadores. Seus sonhos então se transformam em uma única obsessão: tornar-se um deles.
26 de abril, sexta-feira | 19h
Programa Total Refusal
Total Refusal é uma guerrilha midiática pseudo-marxista focada na intervenção artística e na apropriação de videogames convencionais. Nós atualizamos os videogames para revelar o aparato político além das texturas brilhantes e hiper-reais dessa mídia.
Kinderfilm
(dir. Adrian Jonas Haim, Robin Klengel e Michael Stumpf, Áustria, 2023, 11 min)
É um dia comum no jogo Grand Theft Auto V: as ruas estão lotadas de carros; as pessoas seguem suas rotinas, fazem churrascos em seus jardins ou tomam sol na praia. E, no entanto, o mundo do jogo é marcado por uma grave ausência: um futuro perdido que foi suspenso por questões de segurança. Incapaz de nomear o vazio, o protagonista Edgar segue os rastros do que falta no algoritmo de sua realidade. Explorando a estranheza da sua normalidade, ele redescobre um mundo lindo, mas apavorante.
Hardly working
(dir. Susanna Flock, Robin Klengel, Leonhard Müllner e Michael Stumpf, Áustria, 2023, 21 min)
NPCs são máquinas digitais de Sísifo que não têm perspectiva de sair de seus ciclos de atividade. Nos momentos em que o algoritmo apresenta inconsistências, os NPCs fogem da lógica da normalidade total e, de forma comovente, se parecem humanos.
Desconstructing the bridge
(dir. Adrian Jonas Haim, Jona Kleinlein, Leonhard Müllner, Áustria/Holanda, 2020, 24 min)
Turismo sombrio na lama do Market Garden.
How to disappear
(dir. Robin Klengel, Leonhard Müllner e Michael Stumpf, Áustria, 2019, 21 min)
Um filme anti-guerra no verdadeiro sentido da palavra, “How to disappear” busca possibilidades de paz no lugar mais improvável de um jogo de guerra online. É um tributo à desobediência e à deserção – tanto na guerra digital como na guerra física e real.
Operação Jane Walk
(dir. Robin Klengel e Leonhard Müllner, Áustria, 2018, 16 min)
Uma cidade através da arquitetura de um jogo de tiro online.
27 de abril, sábado | 17h
Programa Interfilm Berlin
Fundado em 1982 – alguns anos antes do Festival Curta Cinema – Interfilm Berlin é um dos mais antigos festivais de cinema do mundo. Além da longevidade, ambos os festivais partilham uma dimensão internacional e uma paixão pelos curtas-metragens. Interfilm Berlin apresenta uma programação especial de filmes produzidos na Alemanha, que inclui documentários falsos, animação, ficção e filmes parcialmente experimentais. Uma pequena demonstração do que podem ser os curtas-metragens.
A arte da autenticidade
(dir. Carlo Oppermann, Alemanha, 2022, 6 min)
Com excelente atuação e um timing cômico terrivelmente eficaz, este filme lida perfeitamente com a ironia para nos fazer rir, mas também nos confronta com nossos excessos e negligências.
Fronteira fluida
(dir. Joana Vogdt, Alemanha, 2020, 17 min)
1980. As fronteiras germano-alemãs. Bem no meio de um lago, corre uma “fronteira fluida”, precisamente definida entre a Alemanha Oriental e a Ocidental. Certa noite, uma tempestade desloca uma das boias que formam a fronteira. Enquanto os guardas fronteiriços do Leste e do Oeste tentam restaurar a fronteira, dois topógrafos jogam fora os seus preconceitos e destroem as suas fronteiras.
Amigos
(dir. Florian Grolig, Alemanha, 2019, 8 min)
O “pequeno” é, bem, pequeno, e o “grande” definitivamente é muito, muito grande. Eles são amigos. Com um bom amigo, você pode superar todos os problemas, é o que gostaríamos de acreditar – mas isso é obviamente um absurdo.
Rinoceronte a galope
(dir. Eric Schmitt e Stephan Müller, Alemanha, 2023, 15 min)
Bruno percorre a cidade em busca de sua alma. Movido por sua curiosidade, ele está levantando a velha cortina empoeirada da percepção incrustada da cidade.
Momentum
(dir. Boris Seewald, Alemanha, 2013, 7 min)
Para Patrick, uma tortilla iniciou seu momento de autodescoberta. Com dança exuberante e uma paixão mágica, ele compartilha sua inspiração e convida todos a participarem.
Ties
(dir. D Dina Velikovskaya, Alemanha, 2019, 7 min)
Uma filha deixa a casa da família para viver sozinha quando adulta. Mesmo assim, ela continua ligada ao lugar de onde vem, o que traz consequências para todos.
Como minha avó virou uma cadeira
(dir. Nicolas Fattouh, Alemanha, 2020, 10 min)
A avó perde os cinco sentidos, um após o outro, até se transformar numa cadeira de madeira. Ao longo de sua transformação, ela percebe que sua governanta não é o animal selvagem que ela pensava que fosse, mas o membro da família carinhoso e forte que ela procurava.
Facelift
(dir. Dennis Stein-Schomburg e Jan Riesenbeck, Alemanha, 2019, 7 min)
Reflexões mais ou menos filosóficas sobre a vida, a morte, a existência e todo o resto.
27 de abril, sábado | 19h
Programa Interzona Midnight
Programa que mostra um panorama dos novos curtas-metragens de terror produzidos no Brasil.
Amor irreal
(dir. Lucas Reis, Brasil, 2023, 6 min)
Um longo áudio pode abrir feridas irreparáveis. Atitudes também.
Arapuca
(dir. Joel Caetano, Brasil, 2023, 20 min)
Em “Arapuca”, acompanhamos o cotidiano de Marcos, um homem que volta a sua antiga casa para cuidar de seu pai, que está em estágio avançado de uma doença degenerativa que o priva de ver com clareza a realidade em sua volta. Marcos não consegue se comunicar com o pai e essa invisibilidade está corrompendo-o aos poucos, principalmente por impedi-lo de encontrar respostas para algo que o incomoda há muito tempo na relação entre os dois.
Blockbuster
(dir. Rafael Toledo, Brasil, 2023, 10 min)
Blockbuster é uma sátira que acompanha Abel, um diretor amador determinado a resgatar o charme dos efeitos práticos do cinema clássico, orquestrando a explosão real de um edifício para seu próximo filme. O curta conta a história de um diretor de cinema não convencional, trazendo luz para as peculiaridades e os traços egocêntricos comuns entre diretores que priorizam sua arte acima de tudo. A produção também procura discutir as consequências de seus empreendimentos artísticos, mostrando como sua intensa dedicação pode levar a resultados de beleza notável ou destruição profunda. “Blockbuster” se torna uma crítica e uma homenagem ao espírito criativo e à dedicação inabalável que define a arte do cinema.
Cáustico
(dir. Wesley Gondim, Brasil, 2023, 22 min)
Em uma fazenda remota, mãe e filha fazem uma descoberta que acreditam poder ser a cura para a paralisia da matriarca. No entanto, à medida que desvendam o mistério, elas mergulham em um perturbador thriller de terror psicológico onde sinistros sacrifícios humanos parecem ser a única saída.
Noz Pecã
(dir. Aline Gutierres, Brasil, 2023, 15 min)
Emília tenta descobrir o que aconteceu com sua irmã, Ana, que acordou de manhã inconsciente na pequena aldeia onde vivem. Seu medo da floresta começa a se tornar nulo diante da voz que vem de dentro, chamando-a. Quando a irmã não melhora, Emília enfrenta os seus maiores pesadelos: a floresta e o passado da aldeia.
Olho ruim
(dir. Nicolas Lobato, Brasil, 2023, 11 min)
Após uma sinistra cirurgia ocular, um homem acaba sendo atormentado por visões perturbadoras. Enfaixado e isolado em casa, a escuridão se manifesta e o homem se depara com sua própria insanidade, fazendo de tudo para enfrentar seus medos.
Serviço
Festival Curta Cinema
Quando: 26 e 27 de abril
Horário: às 17h e às 19h
Onde: Auditório MIS | Av. Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo – SP
Ingressos: Gratuito | retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS
Classificação: de acordo com cada programa