Festival das Marias, com programação híbrida, começa amanhã, 6

Eranko -Circo de Ebanos | Foto: Wesley Novais

Começa amanhã, 6, a 3.ª edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino, que conta com eventos simultâneos presenciais e online. As atrações musicais se intercalam com espetáculos de circo, dança, teatro infantil, contação de histórias, cinema e vivências relacionadas ao universo feminino.

A programação presencial acontece de 6 a 10 de outubro e traz eventos gratuitos em locais como Teatro Paulo Eiró, Centro de Culturas Negras, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e no Cine Petra Belas Artes. 

Já as atividades online se estendem até o dia 18, no YouTube do Festival das Marias e no À La Carte, streaming de filmes e séries do Cine Petra Belas Artes.

O festival conta com a participação de nomes como Alaíde Costa e Claudette Soares, Consuelo de Paula, Turmalinas Negras, Juliana Maia e Raies Dança Teatro, Lívia Mattos, Trupe Koskowisckr, Circo de Ébanos, Ciclistas Bonequeiras, Cia Circo Rebote, Renata Pizzi, Las Fanfarronas, DJ Bia Sankofa e Dani Nega, Painé Santamaria, Brisa Flow e Bebé Salvego, e muito mais.

No Cine Petra Belas Artes acontece uma Feira Literária e o encerramento do Festival das Marias, dia 10, às 20h), com exibição do filme “A Música Natureza de Léa Freire”, de Lucas Weglinski, com presença de Léa Freire e das convidadas Erika Ribeiro, Joana Queiroz e Tatiana Parra.

Na programação online, a Mostra Ser Mulher traz nove títulos: Deus É Mulher e Seu Nome É Petunia (MK), Caixa de Pandora (DE), Caramelo (LB/FR), Ninotchka (EUA), Um Belo Verão (FR), Verônica (BR), Vamos Lá, Francesas (FR), Troca de Rainhas (FR) e a série Miss Marple (UK, EUA, AU). Já o YouTube do festival apresenta oito títulos e uma videoaula: Solita no Eres (COL), Conceito, Metodologia e Criação em Dança Aérea (BR), Papisa (BR), Las Líneas (BR), Cartas para Além Mar (BR), Juliana, do Rancor (BR), Lágrimas Fritas (BR), Perseguida (BR) e Viver do Quê? – Memórias de uma vida de trabalho no Feminino (PT).

Sobre o festival

O Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino, passando a ocorrer no Brasil em 2020, com direção de Adriana Belic (Belic Arte.Cultura) e curadorias convidadas a cada edição. Com foco na valorização da criação artística feminina, sua programação multidisciplinar gira em torno de criações e de temas que abordam o feminino. Concebido sob os pilares das ODSs 5 e 16 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Igualdade de Gênero e Cultura de Paz), a edição brasileira é encerrada em 10 de outubro por ser esse o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 2022, o evento é idealizado e organizado pelas portuguesas CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pelas brasileiras Escola dos 7 Portões, Cine Petra Belas Artes e Belic Arte.Cultura, numa realização da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

Serviço

3.º Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino 

PRESENCIAL: 6 a 10 de outubro de 2022

Teatro Paulo Eiró – Grátis

Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro. SP/SP.

Centro de Cultura Negras – Mãe Sylvia de Oxalá – Grátis

Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara. SP/SP

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Grátis

Rua Inácio Monteiro, 6900 – Conj. Hab. Sítio Conceição. SP/SP.

Cine Petra Belas Arte – Grátis e pago

Rua da Consolação, 2423 – Consolação. SP/SP.

Escola dos 7 Portões – Contribuição voluntária

Estrada São Roque a Araçariguama, 1971. Araçariguama/SP.

ONLINE: 6 a 18 de outubro de 2022

YouTube/FestivalDasMarias – www.youtube.com/festivaldasmarias

Cine Petra Belas Artes – À La Carte – www.belasartesalacarte.com.br

Confira a programação completa em: www.festivaldasmarias.com.br 

Rua Guilherme Lino dos Santos, 1200 – Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP

Veja também