João Carlos Martins, maestro brasileiro de renome internacional, acaba de ganhar uma exposição de sua obra no Centro Cultural Fiesp. A mostra “João Carlos Martins: 80 anos de música” tem curadoria do encenador Jorge Takla.
“Poucas pessoas valorizam o João Carlos no Brasil da maneira que deveriam porque sua carreira nos anos de 1960 e 1970 ficou concentrada no exterior. E, para contar essa história, tive que criar uma cenografia, um conceito de luz e trabalhar uma trilha sonora, algo não muito distante do que faço nas artes cênicas”, comenta o curador.
Para contar a história do artista a música acompanha o público durante todo o percurso por fotos, vídeos, reportagens e objetos pessoais, que estão divididos em duas fases dentro do espaço de 800m² da exposição. Na primeira fase, chamada de o Pianista, o público vai percorrer corredores musicais e pictóricos, numa viagem pelos anos de 1940 a 2003, descobrindo fatos e curiosidades de sua vida. Já na segunda parte, o Maestro, o foco é a determinação de um homem que passou por 24 cirurgias e, ainda assim, optou pela vida e pela música.
Para conferir a exposição, é necessário o agendamento prévio em Cultura – Home.
JOÃO CARLOS MARTINS: 80 ANOS DE MÚSICA
Até 26 de setembro de 2021
Horários: quarta a domingo, das 13h às 20h
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp
Endereço: Avenida Paulista, 1313
Entrada gratuita