Força das mulheres na ditadura é tema de mostra no Memorial da Resistência

Inês Etienne Romeu durante julgamento na 3.ª Auditoria do Exército, Inês Etienne, postal recebido durante sua prisão no Instituto Penal Talavera Bruce, Rio de Janeiro, 1979 – Créditos: Arquivo Público do Estado de São Paulo

Histórias da força política das mulheres que tiveram suas vidas marcadas pela dor, mas ao mesmo tempo que construíram redes de resistência durante o Regime Militar é o que apresenta a exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”, que estreia neste sábado, 7, no Memorial da Resistência de São Paulo.

Com curadoria de Ana Pato, a mostra tem o acervo de história oral do museu como fio condutor, apresentando um olhar a partir da perspectiva de gênero para a Ditadura Civil-Militar e como as marcas profundas deste período se entrelaçam com o presente.

A exposição ressalta as lutas coletivas de mulheres, a partir de dois eixos: a Luta por Memória, Verdade e Justiça e a Luta por Direitos. Entre os destaques, está a série “Conhecendo o Corpo Feminino” (1984), de Nair Benedicto (1940–), que também ocupa o mural externo do museu. Exibido pela primeira vez no Brasil nesta exposição, o filme “Inês” (1974), da atriz e cineasta feminista Delphine Seyrig (1932–1990), é um documento histórico que denuncia a misoginia praticada pelos agentes do Estado durante a ditadura. Poemas escritos por Beatriz Nascimento (1942–1995) nos anos 1980 sobre resistência, violência, racismo e impunidade, também fazem parte da mostra.

Na abertura, os coletivos Movimento de familiares das vítimas do massacre em Paraisópolis, Mães da Leste e Mães de Osasco/Barueri e o Movimento Periferia Segue Sangrando organizam uma intervenção cultural no museu a partir das 10h.

Serviço

Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política
Temporada: 7 de outubro 

Onde: Memorial da Resistência de São Paulo | Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia, São Paulo/SP
Horário: quarta a segunda, das 10h às 18h ─ fecha às terças
Ingressos: gratuitos: Reservas aqui

Classificação indicativa: 12 anos

Veja também