Próximo ao aniversário da capital paulista, ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22 e ao bicentenário da Independência do Brasil, a galeria Arte132 apresenta “São Paulo, sua, nossa Pauliceia Desvairada”, que reúne obras de José De Quadros e entra em cartaz a partir do sábado, 22.
A mostra evidencia a realidade da capital longe das elites e enfatiza suas pluralidades, com obras repletas de elementos que remetem à periferia e ao entorno do ateliê do artista, localizado no Itaim Paulista, extremo leste da cidade.
Por meio de pinturas e desenhos, José ressalta as minúcias do cotidiano, a arquitetura popular, varais, antenas de televisão e fios de alta tensão, uma alusão às questões sociais, políticas e culturais. São 40 obras expostas, que convidam o visitante a conhecer São Paulo a partir da narrativa de quem realmente está inserido na diversidade paulistana.
O título da exposição, inspirado na obra “Pauliceia Desvairada”, de Mário de Andrade, propõe o alargamento do olhar sobre a capital paulista. “O modernismo falava e retratava o centro de São Paulo. A periferia não, ela foi esquecida. José De Quadros busca outros elementos e propõe um diálogo horizontal sobre a cidade de São Paulo, o que é visto na série Atelier de São Paulo”, explica a curadora Tereza de Arruda.
“O artista contemporâneo não vive de uma ambientação idílica e fictícia, mas da realidade que lhe é imposta. No caso de José De Quadros, estas características são marcantes, pois ele convive com as discrepâncias da Pauliceia, por viver na periferia de São Paulo, a transpor em suas obras parte deste universo em um ato de interlocução, inserção e visibilidade de seu entorno, que compõe a pluralidade desta cidade desvairada”, complementa Tereza.
Momentos, perspectivas e acontecimentos são os temas centrais de seus trabalhos, alimentados pela observação e pela escuta. José De Quadros busca interpretar e materializar com atenção e, ao mesmo tempo, sem ser invasivo, as situações do dia a dia, assimilando e documentando o que está ao seu redor. Os retratos também são meios que usa para captar testemunhos de sua intimidade pessoal e de sua investigação a atentar para o outro.
Serviço
São Paulo, sua, nossa Pauliceia Desvairada, de José De Quadros
Curadoria: Tereza de Arruda
Local: Arte132Endereço: Av. Juriti, 132, Moema, São Paulo
Abertura: sábado, 22 de janeiro, das 11h às 17h
Período expositivo: de 22 janeiro a 05 de março de 2022
Horários de visitação: de segunda a sexta, das 14h às 19h. Sábados, das 11h às 17h
No dia 12 de fevereiro, às 15h, haverá uma visita guiada pela curadora Tereza de Arruda
Entrada gratuita
Site: Galeria Arte 132