Por Tarcílio de Souza Barros
Localizada no sul de Minas Gerais, o município de Gonçalves destaca-se pelas belezas naturais e pelo clima agradável. Na Serra da Mantiqueira, em meio a florestas de araucárias e belas cachoeiras, a pequenina cidade de cinco mil habitantes a cada dia recebe mais e mais visitantes por possuir excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica.
A reportagem descobriu em Gonçalves a Fazenda Boa Esperança e Paz, de propriedade de Geraldo Magalhães, um mineiro forte, de 67 anos, que decidiu transformar sua fazenda em uma pousada, mantendo todo o acervo original, com o estilo das fazendas mineiras.
Geraldo é um homem culto e versátil. Sentado frente ao repórter, ao lado de um fogão de lenha onde tomaram um café quentinho de coador, Geraldo contou saudosas passagens de seus pais, principalmente sobre seu pai, reconhecido como um homem honrado, generoso que ajudava por todas as formas, aqueles que o procuravam para sanar suas necessidades, virtude essa que Geraldo mantém em sua vida.
A fazenda está situada numa área de rara beleza, envolvida por colinas verdejantes e montanhas com florestas de árvores e araucárias nativas, duas cachoeiras de águas espumantes que abastecem de água pura seus moradores, os animais e as plantações.
Nosso grupo composto por quatro pessoas foi alojado em casas originais da antiga fazenda, adaptadas confortavelmente para os tempos modernos, com banhos quentes, colchões macios, roupa de cama limpa e cobertores que protegem do frio, porque o inverno é frio. Ficamos bem instalados em casa ampla, com quatro quartos, sala, dois banheiros, cozinha equipada e fogão a lenha, onde era feito nosso magnífico café da manhã, com leite puro e quitutes mineiros.
Fomos ao encontro de Maria Antonia de Souza Santos, conhecida carinhosamente por Tonha, nascida também em Gonçalves, casada com Edson Theófilo Santos, que cuida dos animais e plantações. Tonha gerência habilmente e com entusiasmo o núcleo da fazenda. E como boa mineira é admirável na arte culinária, cozinhando sempre no fogão de lenha. Quando chegamos, após um reconfortante descanso e banho reparador, fomos combinar nosso almoço, optando por uma típica refeição mineira, vindo à mesa ainda quentinho um generoso prato de arroz bem cozido, feijão fresquinho, dois ovos caipira e linguicinha caseira frita. Ao final da refeição, exprimimos gratidão por tão saborosa refeição.
No café da manhã Tonha trouxe à mesa um queijo mineiro, que fizera na véspera, tenro e com pouco sal, junto veio uma rosca trançada mineira, que ao ser provada surpreendeu pelo sabor e aroma. Perguntamos como foi feita tamanha iguaria, dizendo conter farinha, leite puro, manteiga, ovos e nata fresca. Foi assada em forno de lenha.
Quando começamos a arrumar nossa tralha da viagem dentro do carro para voltar para casa, começou uma saudade em nossos corações, pois havia sido apenas nosso desejo descobrir um lugar para ficar e nos deparamos com um cantinho do céu.
Serviço ao leitor:
Fazenda Esperança e Paz
Onde fica: Gonçalves, Sul de Minas | Bairro Terra Fria, 800 metros à frente do Restaurante ao pé da Pedra Chanfrada
E-mail: geraldosmagalhães@yahoo.com.br
WhatsApp: (12) 99151-2650
Avaliação: Encantador meio ambiente, acomodações limpas, amplas, confortáveis, alimentação pura, não encontrada em congêneres, atendimento pessoal, visitante se acha como em sua casa, diárias com preços baixos, elevam a categoria de alto padrão turístico.