Inspirado na história do pássaro Assum Preto, da música de Luiz Gonzaga, o espetáculo de dança “Menino Assum Preto”, do grupo Flying Low, estreia temporada de circulação na Oficina Cultural Oswald de Andrade. As apresentações acontecem no espaço nos dias 15 e 16 de março.
Assum Preto, tema da música de Humberto Teixeira e cantada por Luiz Gonzaga, perde suas possibilidades de voar após o cegarem e acaba aprisionado para a comercialização. Já a peça do grupo Flying Low reflete sobre os anseios da população periférica, por vezes impedida de voar, com suas asas cortadas pelas dificuldades.
A partir desse enredo, nos dias 13 e 14 de março, das 19h às 21h30, o grupo promove a aula aberta gratuita “Voando com Flying Low”. O encontro propõe o compartilhamento dos métodos utilizados pelo grupo em suas criações e serão disponibilizadas 20 vagas.
Através do corpo, a montagem propõe uma metáfora entre o desespero de ser engaiolado, no contexto contrabandista em que o pássaro “Assum Preto” está inserido, e o ritmo repetitivo presente no cotidiano urbano e comercial de trabalhadores periféricos das grandes cidades.
Traçando um paralelo entre a agonia do pássaro como produto e a agonia do cotidiano da classe trabalhadora, que também tem suas “asas” cortadas pelas dores, dificuldades e traumas da vida, o espetáculo lança um olhar sensível sobre a busca desesperada por sobreviver dentro destes contextos.
O espetáculo passará ainda por Cotia, Diadema, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Santo André e Sorocaba.
Voando com Flying Low
“Voando com Flying Low” é um programa de aulas que busca facilitar os caminhos de aprendizagem, explorando os fundamentos do Breaking, sua origem histórica, o cenário atual e suas referências, através de dinâmicas singulares que já existem dentro da cultura hip-hop.
Por meio da pesquisa de movimentos, improvisos, aperfeiçoamento de movimentações e a dança ligada à musicalidade, as aulas buscam provocar novas formas de elaborar movimentações, do indivíduo com ele mesmo, além de estimular novas conexões e reflexões sobre o breaking e a periferia.
Ficha Técnica
Intérpretes e Co-Direção: Emerson Silva Oliveira, Jeff dos Santos Rodrigues, Lee Anderson Rodrigues dos Santos, Manuel Victor dos Santos Pereira e Ricardo de Assis Ura
Concepção, criação, coreografia e dramaturgia: Eddie Guedes, Gustavo Teles Fagundes, Henrique Yude Furucho, Jeff dos Santos Rodrigues, Lee Anderson Rodrigues dos Santos e Ricardo de Assis Ura
Provocadores: Carla Kinzo, Douglas Iesus, Marcio Greyk e Will Versi. Criação de Trilha Sonora: Tiago Estevan Theodoro Penalva
Criação de Figurino: Alma Luz Adelia
Sonoplastia: Jorge Luiz dos Santos Vicente
Iluminação: Bruna Vitória Gonçalves
Ensaiadora: Patricia Ferreira Rodrigues
Produção Executiva e Campo: Jeff dos Santos Rodrigues e Laís Machado Ribeiro
Designer: Ricardo de Assis Ura
Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini
Fotografia: Laerte Rodrigues
Assistente de Fotografia: Damares Oliveira
Editor de Vídeo: Tainan Mattei
Restauração de Figurino: Clara Prates
Serviço
Menino Assum Preto
Quando: 15 de março, às 19h30, e 16 de março, às 18h
Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade | Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP
Ingressos: gratuitos | Distribuição de convites uma hora antes do espetáculo
Classificação: acima de 16 anos
Acessibilidade: acesso para pessoas com dificuldade de locomoção
Aula Voando com Flying Low
Quando: 13 e 14 de março, das 19h às 21h30
Vagas: 20
Ingressos: gratuitos
Classificação: acima de 16 anos
Informações: https://oficinasculturais.org.br/atividade/voando-com-flying-low/