Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação para o Interior das Oficinas Culturais da agenda de 2023. Os gestores de instituições de cultura públicas têm até o dia 20 de dezembro para realizar o cadastro por meio do formulário de Manifestação de Interesse.
Podem participar as cidades do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo que buscam articular e/ou realizar ações de formação nas diversas áreas e linguagens artísticas do campo cultural. Acesse o formulário.
A novidade da agenda 2023 é que as cidades poderão manifestar interesse em sediar as edições presenciais do Ciclo de Cultura Tradicional, cuja próxima temporada acontecerá no segundo semestre de 2023. Serão selecionadas cinco cidades interessadas em correalizar o projeto que reflete sobre o lugar da cultura tradicional no contexto contemporâneo, por meio de eventos multilinguagens de tradições caipiras, indígenas, afro-brasileiras, caiçaras, migrantes e imigrantes.
A iniciativa parte das Oficinas Culturais, do Governo do Estado, e gerenciado pela Poiesis, Organização Social de Cultura. O objetivo da chamada Formação para o Interior é aproximar as pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas. Dentre as atividades formativas propostas estão as de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunicação e Novas Mídias, Cultura Tradicional, Hip Hop, Dança, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, História em Quadrinhos, Literatura, Música, Patrimônio, Performance e Teatro.
Além das atividades presenciais nas cidades, o programa também realiza atividades online via plataformas como, por exemplo, o Zoom, que atende ao público de todo o país, simultaneamente. A programação é enviada em primeira mão para os gestores cadastrados, tanto as abertas (para que convidem os seus públicos), como as atividades exclusivas para eles e suas equipes.
Com base no preenchimento do formulário pelo gestor municipal responsável pela área cultural, a equipe do Programa de Formação para o Interior entrará em contato com os responsáveis técnicos indicados e irá propor ações para atender da melhor forma possível esses profissionais e população local. Todas as atividades do Programa são abertas e gratuitas à população a partir dos 16 anos, tendo como prioridade o público do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, como forma de descentralizar ações que geralmente se limitam às capitais.