Ao longo do mês de março, a Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida apresentam uma agenda plural e gratuita, que inclui cursos de música, cinema e literatura e sessão de filme com trilha musical ao vivo. Dentre os destaques da programação estão curso sobre a poética de Gilberto Gil e Caetano Veloso, curso acerca da obra de Stanley Kubrick, exibição do clássico “A Noite dos Mortos-Vivos”, entre outros. Confira a seguir a programação de cada unidade.
Casa Guilherme de Almeida
A Casa Guilherme de Almeida realizará nos dias 4,11,18, e 25 de março, das 10h às 13h, o curso “Tema, Forma e Estilo em Gilberto Gil e em Caetano Veloso”, ministrado por Carlos Rennó – letrista e versionista, que já compôs canções interpretadas por diversos nomes da música brasileira, entre eles Chico Buarque, Elza Soares, Gal Costa e os próprios Gil e Caetano. O curso pretende analisar os elementos que compõem a forma e o estilo da poética dos dois músicos, como a sonoridade, rimas e jogos de palavras. Os interessados já podem se inscrever aqui.
Também acontece em março o curso “Do realismo ao fantástico: O cinema de Stanley Kubrick”, com Carlos Gonçalves, pós-doutorando em Comunicação e Audiovisual pela USP – ECA. A atividade pretende traçar um panorama da obra de Kubrick focando em três abordagens principais: autoria e estilo; gêneros cinematográficos e o imaginário simbólico.
A formação conta com aulas on-line, nos dias 6, 13, 20 e 27 de março, das 19h às 21h, e sessões presenciais de filmes comentadas, nos dias 18 e 25 de março, às 15h. Para se inscrever clique aqui.
Seguindo com os destaques da programação, no dia 10 de março, das 19h às 21h, acontecerá no Anexo da Casa Guilherme de Almeida uma sessão de cinema com trilha musical ao vivo. O filme exibido será “A Noite dos Mortos-Vivos”, um clássico do terror dirigido por George Romero em 1968, que foi também pioneiro no gênero de zumbis. A trilha musical será realizada pelo grupo Duo Caranguejo-Escorpião, formado em 2018 por Daniele Dantas e Cauê Bravim, ambos produtores musicais e artistas sonoros. Para participar, basta se inscrever.
Casa das Rosas
O museu Casa das Rosas preparou a oficina de escrita “Ficção e Apropriação”, que acontecerá nos dias 8, 15, 22 e 29 de março, às 19h. Ministrada por Evelyn Blaut, doutora em Letras pela Universidade de Coimbra, a oficina pretende questionar a ideia de originalidade de textos literários, colocando em prática a leitura atenta para, em seguida, escrever a partir de textos selecionados, exercitando aspectos importantes da produção de obras de ficção. Já é possível se inscrever para a atividade.
No dia 20 de março, às 19h, o museu realizará a palestra “A Linguagem e o Espaço ou o Livro e o Jornal”, com Larissa Drigo Agostinho, mestre e doutora em Letras pela Universidade de Paris IV, que por meio da obra poética de Stéphane Mallarmé, poeta francês do século XIX, trará uma reflexão sobre a circulação da palavra no interior da vida social, que se deu a partir do surgimento do jornal. Esta atividade é parte do Programa Páginas Abertas da Casa das Rosas, onde são destacados livros, autores e temas que foram referências importantes para o pensamento e obra de Haroldo de Campos. Para participar, basta se inscrever aqui.
Já nos dias 30 de março, 4, 5, e 6 de abril, às 19h, haverá a palestra “A Máquina do Mundo Repensada”, de Haroldo de Campos, ministrada por Diana Junkes, mestre e doutora em Estudos Literários pela UNESP. A atividade, que também integra o Programa Páginas Abertas da Casa das Rosas, mostrará como Haroldo revê e repensa a tradição da poesia refletida em imagens, e as concepções cosmológicas sobre a origem e concepção do universo que prevaleceram em diferentes épocas, a partir da imagem clássica da “Máquina do Mundo”, presente na poesia de Dante Alighieri, Luis de Camões e Carlos Drummond de Andrade. Clique para se inscrever.
Casa Mário de Andrade
O museu Casa Mário de Andrade elaborou o curso “Literatura e identidade na forma escrita”, que será ministrado por Valmir Luis Saldanha da Silva, doutorando em Estudos Literários pela Unesp. A formação será realizada nos dias 7, 14, 21 e 28 de março, das 19h às 21h, e pretende abordar a promoção da diversidade cultural por meio da literatura e seus autores, com destaque para textos que contribuem para a construção de identidades negras, indígenas e população LGBTQIAP+. Para participar é necessário se inscrever no link.
A fim de convidar o público para um percurso imersivo pela memória modernista e pela cultura popular no bairro Barra Funda, o Núcleo de Ação Educativa da Casa Mário de Andrade realizará um Encontro Peripatético, baseado na ideia aristotélica de “ensinar passeando”. A atividade “Transbordamentos de 22: Samba, Religião, Futebol e Modernismo” na Barra Funda, acontecerá no dia 17 de março, às 10h30 e os interessados já podem se inscrever no link.
Também acontece mais um encontro do Clube de Leitura Casa Mário de Andrade, organizado por Lucineide Vieira, pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC-SP, e por Josué Gonçalves de Araújo, escritor de poemas de cordel e responsável pela Editora Areia Dourada. A atividade, focada na literatura de cordel, vem acontecendo desde janeiro e receberá como convidada desta vez a cordelista e contadora de histórias, Cleusa Santo, que abordará o cordel “Bahya a rainha”. O encontro acontecerá no dia 25 de março, das 16h30 às 18h. Se inscreva aqui.
Serviço
Casa Guilherme de Almeida
Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes, São Paulo/SP
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943, Sumaré, São Paulo/SP
Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo /SP
Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda, São Paulo/SP