Instituto Tomie Ohtake lança publicação digital de arte e cultura

Como parte de sua parceria de intercâmbios em arte-educação e mediação cultural, o Instituto Tomie Ohtake e o Museu Astrup Fearnley, de Oslo, lançam a publicação digital “A nossa casa é onde a gente está”, que pode ser acessada gratuitamente. O projeto é apoiado pela Embaixada Real da Noruega em Brasília.

As atividades poéticas sugeridas no projeto, adaptadas para o público realizar neste momento de isolamento social, propõem investigar sentimentos e percepções do corpo com a arquitetura das casas, explorando os espaços, as nuances de cada ambiente, a luz, os cheiros, os objetos. Pensadas para todas as idades, as experiências podem ser individuais, com amigos on-line ou junto de toda a família. “Esperamos que as pessoas (re)descubram aspectos inusitados sobre si mesmas e os lugares onde habitam”, afirma Felipe Arruda, diretor do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake.

A publicação está dividida em cinco capítulos: “Investigação digital” sobre arquitetura; “Corpo e arquitetura”, para explorar os espaços da casa; “Nos vestígios da casa”, uma busca para se construir a própria história; “Refletindo teorias”, questões sobre a experiência finalizada, e um “Apêndice” para caso haja interesse em se investigar mais sobre arquitetura.

Desde 2019, o Instituto Tomie e o Museu Astrup Fearnley, de Oslo, mantêm uma parceria para pensar e desenvolver novas formas de mediação em arte em seus respectivos setores educativos. A nossa casa é onde a gente está é um dos resultados deste intercâmbio.

Para baixar gratuitamente a publicação, acessar o link http://www.bit.ly/publicacao-digital-a-nossa-casa. Também é possível acessar o material na página da Embaixada Real da Noruega em Brasília.

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/arteagenda/instituto-tomie-ohtake-e-o-museu-astrup-fearnley-lan%C3%A7am-projeto-de-arte-e-cultura-1.442390

Veja também