“Sem palavras”, da Companhia Brasileira de Teatro, fica em cartaz no Itaú Cultural (IC) entre os dias 30 de junho e 3 de julho. O espetáculo propõe uma reinvenção da linguagem em uma mistura de teatro, dança, música e performance.
Com direção e texto de Marcio Abreu, “Sem palavras” flagra os deslocamentos e as travessias que ocorrem durante um dia ao redor de um apartamento. No espetáculo, oito pessoas de diferentes corpos, imagens sociais, referências e histórias de vida passam por ali e são a base para reflexões sobre a palavra e também sua ausência, já que a obra aposta em aspectos que possibilitam a comunicação com o público sem o uso da linguagem textual. São apresentadas diversas personalidades, que podem – ou não – habitar um mesmo espaço ou um mesmo corpo.
“O texto de Sem palavras foi escrito em um processo bastante singular, que foi atravessado por esta pandemia e pelo distanciamento da sala de ensaio. Essa experiência influencia bastante na linguagem do espetáculo, e eu quis que isso acontecesse, assim o texto tem essa relação com o real. Ele responde também às condições do mundo e do país e é um gesto artístico de reação a tudo isso”, diz Abreu.
Segundo o diretor e autor, fica evidente que a história do Brasil é criada também pelas palavras que não foram ditas ou que não são escutadas. “A língua é um lugar que se habita, a linguagem é um território de existência. Entender o Brasil como um país formado por muitas histórias que não foram contadas mostra como reivindicar a palavra é algo urgente”, afirma.
Com música ao vivo executada por Felipe Storino, o espetáculo tem em seu elenco Fábio Osório Monteiro, Giovana Soar, Kauê Persona, Kenia Dias, Key Sawao, Rafael Bacelar, Viní Ventanía Xtravaganza e Vitória Jovem Xtravaganza.
Junto com Projeto Brasil e Preto, a atual montagem compõe uma espécie de trilogia feita pela companhia com o objetivo de refletir territórios em que palavra e corpo são elementos indissociáveis, usando a dinâmica da interação entre linguagens diversas.
Serviço
Sem palavras
Quando: de quinta 30 de junho a sábado 2 de julho, às 20h, e domingo 3 de julho de 2022 às 19h
Onde: Sala Itaú Cultural – 224 lugares
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada gratuita | Reserve o seu ingresso